Aeródromo de Bragança vai ser ampliado

PUB.

Qua, 30/04/2008 - 08:57


A pista do aeródromo de Bragança vai ter 2300 metros de extensão. Vai ser a segunda ampliação desta infra-estrutura, que actualmente tem 1700 metros. O estudo prévio que a câmara mandou elaborar para o planeamento do futuro daquele equipamento já está concluído.

Prevê ainda a construção de uma segunda pista de apoio e um terminal com capacidade para receber 200 passageiros. “Temos consolidada a estratégia de evolução do aeroporto regional”, diz Jorge Nunes. “Numa primeira fase envolve a construção de uma pista com 2330 metros de extensão, com um terminal, placas de estacionamento”, refere o autarca que fala ainda de uma segunda pista “e para uma segunda fase a construção de uma segunda pista paralela também com 2300 metros”.   

Desta forma, Jorge Nunes, o presidente de câmara de Bragança, quer fazer do aeródromo a segunda porta aérea do Norte do país. “O norte de Portugal necessita de uma segunda porta de entrada aérea no território, faz sentido que seja em Bragança”, garante Jorge Nunes que explica que “Bragança está a 200 quilómetros do aeroporto de Sá Carneiro e está a 200 quilómetros do aeroporto de Valladolid” e por isso o autarca afirma que “faz sentido do ponto de vista da promoção do turismo e da economia que exista um aeroporto secundário”.

 

A câmara de Bragança está ainda a estabelecer contactos com a Ryanair, uma empresa de aviação, que pode vir a operar a partir de cidade com voos internacionais de baixo custo, como refere o autarca. “Temos vindo a fazer alguns contactos com a Ryanair no sentido de eventualmente operar a partir de Bragança, conhecer as condições técnicas e é nessa fase que nos encontramos”, refere Jorge Nunes.

  

No entanto, a empresa só poderá operar a partir de Bragança quando a pista do aeródromo for ampliada para os 2300 metros de extensão. Este investimento está orçado em 27 milhões de euros.