AEAB mantém aposta na integração dos estudantes através do futebol

PUB.

Qua, 25/10/2017 - 09:24


A Associação de Estudantes Africanos reitera a aposta na integração dos jovens jogadores na cidade de Bragança e no IPB através do futebol. 

Há cinco temporadas a competir na Divisão de Honra da A.F.B. é um projecto que está para durar como refere Óscar Monteiro, treinador da equipa.
“Nunca vamos desistir deste projecto, que é importante na integração dos alunos. Muitos escolhem o IPB por causa da equipa de futebol, assim podem continuar a jogar. Eu gostava de jogar basquetebol e quando cheguei a Bragança não tinha onde jogar. Este é sem dúvida um projecto de integração, de conhecimento e socialização”.
Há 14 anos em Bragança, Óscar Monteiro, formado em Línguas e Relações Internacionais, foi um dos mentores da equipa de futebol dos estudantes e já fez um pouco de tudo na AEAB. Foi jogador, director e agora é treinador.
Com jogadores de quatro nacionalidades diferentes nem sempre é fácil gerir as diferentes culturas e personalidades. Óscar é por vezes um mediador.
“É tão difícil que a meio da época passada tive que assumir o cargo de treinador. Como falo a língua deles consigo lidar melhor com eles e resolver algumas situações”, explica.
É com a esperança de dar o salto para outro patamar de futebol que os jovens jogadores chegam à equipa dos estudantes.
Ronildo Graça, tem 21 anos, veio da Ilha do Sal (Cabo Verde) e é guarda-redes. Há dois anos em Bragança, Ronildo frequenta um Curso Técnico Superior Profissional (CTSP) em Tecnologia Mecânica de Veículos, no IPB.
Não esconde que a prioridade são os estudos mas quer chegar mais longe no futebol.
“No meu país o futebol e os jogadores não têm tanta visibilidade como aqui, em Portugal. Escolhi o IPB porque tenho colegas que já jogaram aqui e deram-me boas informações”.
A AEAB conta com o apoio do Instituto Politécnico de Bragança, este disponibiliza apoio logístico, campo para treinar e ajuda na angariação de patrocínios junto de empresas da cidade de Bragança.

 

Jornalista: 
Susana Madureira