A.E.A.B alia prática de futebol à integração dos jogadores na cidade de Bragança

PUB.

Qui, 22/10/2015 - 10:38


A integração dos estudantes africanos na cidade de Bragança através do futebol continua a ser o principal objectivo da equipa que representa o IPB no campeonato distrital.

Um projecto único no país e que nasceu há quatro anos. Álvaro Vaz, técnico dos africanos, tem a seu cargo um plantel onde há um misto de jogadores em termos culturais e desportivos.  “Há jogadores que nunca jogaram, outros que chegam tarde e outros que estão pela primeira vez num país que não é o deles. É uma equipa multicultural, porque dentro de África há vários países. São complexidades que trazem alguns problemas mas que o técnico tem que saber resolver”.    Para a maioria dos jovens jogadores africanos, que chegam a Portugal, não é fácil a integração. “A maioria dos miúdos estão cá sozinhos, sem a família, vêm para um clima diferente, para um local com outras exigências. Faz parte do papel do presidente, do treinador, do enfermeiro, dos directores ajudar na integração dos jovens jogadores”.O campeonato não começou da melhor forma para a Associação de Estudantes Africanos, pois a equipa perdeu no terreno do Sendim por 2-1. Um resultado que não afecta o grupo.
Álvaro Vaz mantém o prepósito de entrar em todos os campos com o pensamento na vitória. “Vamos pensar jogo a jogo e em todos os campos vai entrar para ganhar”.

Na jornada dois da Divisão de Honra da A.F.Bragança, marcada para domingo, a A.E.A.B recebe o G.D.Mirandês.   

Escrito por Brigantia