Acusados de homicídio qualificado sete dos oito arguidos no caso Giovani Rodrigues

PUB.

Seg, 29/06/2020 - 11:08


Foram acusados de homicídio qualificado agravado sete dos oito arguidos no caso Giovani Rodrigues.

O Ministério Público já deduziu acusação contra os oito suspeitos da morte do jovem estudante. Sete vão ser julgados pela prática de quatro crimes de homicídio, um deles na forma consumada e três na forma tentada.

Dois dos detidos são ainda acusados do crime de detenção de arma proibida e o oitavo da prática do crime de favorecimento pessoal.

Os factos remetem-se a 21 de Dezembro, quando num bar de Bragança dois indivíduos se desentenderam com os quatro jovens cabo-verdianos.

A discussão continuou no exterior do estabelecimento com agressões recíprocas entre estes e quatro dos arguidos.

Segundo o ministério Público, pretendendo evitar as agressões, os quatro jovens fugiram do local a correr, vindo a ser interceptados por um outro arguido que lhes desferiu várias pancadas com um pau com uma moca numa das extremidades. Entretanto terão chegado ao local os outros quatro arguidos e ainda outros dois, um destes munido de uma soqueira metálica, tendo então, os sete, actuando concertadamente, agredido os quatro jovens com pontapés, murros e pancadas desferidas com paus e com a soqueira.

Um dos jovens, Giovani Rodrigues, diz o Ministério Público, “veio a sofrer lesões derivadas destas agressões que lhe provocaram a morte, ocorrida dez dias mais tarde”. A acusação entende ainda que “era propósito dos arguidos que sucedesse o mesmo aos outros três, o que só não veio a acontecer por razões alheias à sua vontade”.

 Três arguidos encontram-se em prisão preventiva e quatro sujeitos prisão domiciliária.

Ao arguido acusado de favorecimento pessoal está imputado ter escondido, a pedido de um arguido, o pau com moca utilizado para a prática dos factos.

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro