PUB.

Acidentes na linha do Tua obrigam ministro a responder no Parlamento

PUB.

Sex, 20/06/2008 - 08:51


O partido ecologista “Os Verdes” vai obrigar o ministro das Obras Públicas a responder no Parlamento pelos acidentes na linha do Tua. Os Verdes vão usar o direito potestativo para exigir a presença de Mário Lino na comissão de obras públicas e transportes.  

O partido quer ver esclarecidas as causas dos últimos acidentes ocorridos naquela via-férrea “Não há grandes explicações para isto” afirma Manuela Cunha, dirigente dos Verdes lembrando que o Governo se tem recusado a divulgar os resultados dos relatórios do inquérito ao primeiro acidente que vitimou três pessoas.

 

Manuela Cunha, dirigente dos Verdes teme que os sucessivos acidentes aliados ao interesse da construção da barragem do Tua poderá ditar o encerramento antecipado da linha. “Estando em causa muitos interesses, nomeadamente dos defensores das barragens naquele local, é altura de o ministro clarificar as causas dos acidentes e as medidas que a REFER tem tomado e porque é que elas não têm surtido efeito”, refere.

 

Por considerar que há muito a esclarecer, o partido ecologista vai utilizar um direito parlamentar para levar Mário Lino ao Parlamento afim de clarificar as dúvidas dos Verdes. “Utilizando o direito potestativo ele será obrigado a vir à comissão justificar-se perante os deputados” afirma Manuela Cunha acrescentando que “já não vai depender na vontade do ministro ou dos outros grupos parlamentares”. Os Verdes consideram que o facto de “a linha ter sido intervencionada e logo a seguir ter dois acidentes no mesmo sítio é uma situação anómala”.

 

No entanto, a ida do ministro das obras públicas ao Parlamento ainda não está agendada.