Acabar com burocracia e reivindicar menos impostos são objectivos de nova associação

PUB.

Seg, 27/06/2011 - 09:11


Reivindicar novas regras no pagamento de impostos para os investigadores será uma das batalhas da nova Associação Lusófona e Internacional de Administradores de Ciência, constituída este sábado em Bragança.José Mário Leite, transmontano e director-adjunto do Instituto Gulbenkian de Ciência, foi o escolhido para presidir a esta associação, constituída no final do congresso Internacional da Associação de Gestores de Ciência, que decorreu na semana passada, em Bragança. 

Para José Mário Leite, as actuais regras fiscais e, sobretudo, os 23 por cento de taxa de IVA, prejudicam os investigadores portugueses em relação aos estrangeiros.“As empresas são beneficiadas porque não pagam IVA e querem reduzir-lhes a Taxa Social Única. Os investigadores são penalizados porque são obrigados a pagar IVA de 23 por cento, que não é suportado por fundos comunitários. Um projecto de dois milhões de euros tem de pagar mais 23 por cento de IVA, que tem de ser suportado pelas instituições. E têm de concorrer com investigadores de outros países onde não pagam IVA ou onde ronda os 12 por cento, 13, 15 ou 17.”A nova associação vai congregar os gestores de ciência que falam português e vai ficar sediada em BragançaPara já, terá cerca de 30 instituições associadas.Segundo José Mário Leite, terá ainda dois objectivos fundamentais.“Esta associação pretende, por um lado, combater a burocracia e, por outro, pretende libertar os investigadores para a ciência. È importante haver uma estrutura capaz de pensar estes problemas e fazer formação.”

Para além disso, haverá programas de intercâmbio entre as instituições europeias, africanas e americanas, para além de diversas acções de formação.

Escrito por Brigantia