500 Professores em manifestação

PUB.

Ter, 15/04/2008 - 09:45


Cerca de 500 professores manifestaram-se ontem à noite em Bragança, num protesto que se repetiu em todas as capitais de distrito do país. Uma acção que visa mostrar ao Governo que o entendimento alcançado entre o ministério da educação e os sindicatos do sector no processo da avaliação não é suficiente.

Os docentes querem ver ainda esclarecidos outros pormenores como é o caso do estatuto da carreira docente. “ Estou nesta manifestação essencialmente contra o estatuto do docente, contra a prepotência do ministério da educação e contra a imposição da avaliação dos professores porque ela não vai de encontro à melhoria do sistema de ensino”, diz um dos manifestantes. “Parece-me uma questão de bom senso parar com todo o processo, repensar e para o ano começar mas devidamente estruturado”, afirma uma das docentes presentes na manifestação”.

Para os sindicatos do sector, o acordo de sexta-feira é um passo positivo na medida em que o ministério já está a encarar os professores de outra forma, como refere Joaquim Salgueiro, da Plataforma Sindical de Professores, “há um protocolo de entendimento, é um passo positivo, porque vemos o ministério da educação nomeadamente a senhora ministra a reconhecer os 100 mil professores que estiveram em Lisboa não eram só os dirigentes sindicais”.

Esta terça-feira os professores são convidados a participar no dia D – Dia de Debate Nacional sobre o Estado da Escola Pública, que se realiza em todas as escolas do país de onde podem surgir novas formas de luta.