40 árbitros de futebol reciclaram conhecimentos

PUB.

Dom, 09/09/2012 - 19:32


Combater a violência nos jogos de futebol, a perda de tempo utilizando a lei da vantagem e aplicar tolerância zero nas simulações foi a mensagem passada aos 40 árbitros da A.F.B que no sábado estiveram numa acção de reciclagem de conhecimentos promovida pelo Conselho de Arbitragem.

Humberto Anes pediu rigor e profissionalismo:

“As instruções que demos aos árbitros incidem nesses três pontos, eles vão ser rigorosos e inflexíveis na aplicação destas indicações. Se forem cumpridas estas directrizes teremos uma melhoria significativa do espectáculo”.

Os árbitros foram informados das alterações feitas a nível das leis de jogo, sinalética e movimentação no terreno de jogo.
Uma das modificações tem como objectivo promover o fair-play. Na situação de bola ao solo deixa de ser permitido fazer golo de forma directa como explica Octávio Pereira, prelector da reciclagem e observador da Liga:

“Nas bolas ao solo os jogadores não podem fazer golo directo só se for tocada a bola por outro jogador. Podem sair a jogar mas não marcar directamente. É uma medida importante já que os jogadores deixam de ser egoístas “.

Octávio Pereira refere que estas alterações fazem parte de um processo de uniformização da arbitragem por parte da Federação Portuguesa de Futebol:

“A Federação Portuguesa de Futebol está a tentar uniformizar a arbitragem e criar um modelo nacional que tem servido de modelo aos árbitros mundiais. Modelo que serviu a Pedro Proença, que foi o primeiro árbitro português a apitar duas finais europeias no mesmo ano”.

Outras da alterações, esta regional, é o facto de a associação deixar de nomear os árbitros ao domingo de manhã. Tudo aponta para que sejam indicados à quarta-feira para que possam preparar melhor as partidas.
Octávio Pereira garante que tem “aumentado a qualidade” dos árbitros do distrito de Bragança. A comprová-lo está o facto de a associação contar com cinco no nacional.

Os 40 árbitros realizam testes teóricos e físicos. Para temporada 2012/2013, Henrique Rodrigues volta a ser o candidato à subida depois de duas tentativas falhadas.

O conselho de arbitragem da A.F.B volta a promover uma reciclagem de árbitros no dia 22 deste mês destinada aos de futebol que não puderam estar presentes nesta primeira acção e aos árbitros de futsal.

Escrito por Brigantia