27 casos de Covid-19 no distrito de Bragança

PUB.

Qua, 25/03/2020 - 09:10


Uma funcionária da Santa Casa da Misericórdia de Mirandela testou positivo à Covid-19. Para além deste caso, nas últimas 24 horas, terá havido mais dois no distrito de Bragança.

O caso positivo é de uma funcionária de 52 anos que exerce funções na cozinha do lar de idosos de Nossa Senhora da Paz, na cidade de Mirandela, confirmou o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Mirandela. Sem prestar declarações gravadas, Adérito Gomes diz que a funcionária em causa “estava há uma semana sem trabalhar, mas como o resultado deu positivo, as autoridades de saúde determinaram que as restantes cozinheiras e ajudantes de cozinha passem a cumprir quarentena”, referiu. Este lar de idosos tem mais de 90 utentes, mas o Provedor diz que, para já, não está previsto nenhum plano de evacuação, tendo em conta que não apresentam sintomatologia que possa indicar qualquer foco de infeção da Covid-19. Adérito Gomes adianta que “as autoridades de saúde estão a monitorizar os utentes que ficam em apertada vigilância para se perceber se existe a necessidade de tomar outras medidas. Para já, está tudo bem”, faz questão de assegurar Adérito Gomes até para tranquilizar os familiares dos idosos.
Também esta terça-feira, já foi efetuada uma desinfeção à cozinha do lar de idosos, com a confeção das refeições a ser assegurada por outros equipamentos que a SCMM dispõe na cidade, para depois as fazer chegar ao lar Nossa Senhora da Paz. “A partir desta quarta-feira, a cozinha já estará a funcionar com ajudantes de cozinha de outros lares e com funcionários de outros serviços para darem uma ajuda”, revela o Provedor. A partir de quinta-feira, a cozinha do lar passará a contar com a ajuda dos proprietários do Restaurante “Rei de Orelhão”, de Lamas de Orelhão (Mirandela), que se voluntariou para ajudar na confeção das refeições, já que foi obrigado a fechar, após ter sido decretado o estado de emergência pelo Presidente da República. O Provedor elogia este “ato de solidariedade e de enorme civismo”, sublinha. Este é o quarto caso de Covid-19 no concelho de Mirandela. Nas últimas 24 horas, terá havido mais dois casos no distrito de Bragança. Trata-se de um casal de emigrantes, natural do concelho de Macedo de Cavaleiros. A confirmarem-se estes dois casos, o distrito já totaliza 27: 15 no concelho brigantino; 4 em Mirandela; 4 em Macedo de Cavaleiros e os restantes 4 são distribuídos pelos concelhos de Torre de Moncorvo, Freixo de Espada à Cinta,
Alfândega da Fé e Vimioso.

Escrito por Terra Quente