25 casos de Covid-19 no distrito: há mais dois em Macedo por confirmar

PUB.

Qua, 25/03/2020 - 12:12


Uma funcionária da Santa Casa da Misericórdia de Mirandela testou positivo à Covid-19. Desconfia-se ainda de mais dois casos no concelho de Macedo de Cavaleiros

O caso positivo é de uma funcionária de 52 anos que exerce funções na cozinha do lar de idosos de Nossa Senhora da Paz, na cidade de Mirandela, confirmou o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Mirandela. Sem prestar declarações gravadas, Adérito Gomes diz que a funcionária em causa “estava há uma semana sem trabalhar, mas como o resultado deu positivo, as autoridades de saúde determinaram que as restantes cozinheiras e ajudantes de cozinha passem a cumprir quarentena”, referiu. Este lar de idosos tem mais de 90 utentes, mas o Provedor diz que, para já, não está previsto nenhum plano de evacuação, tendo em conta que não apresentam sintomatologia que possa indicar qualquer foco de infeção da Covid-19. Adérito Gomes adianta que “as autoridades de saúde estão a monitorizar os utentes que ficam em apertada vigilância para se perceber se existe a necessidade de tomar outras medidas. Para já, está tudo bem”, faz questão de assegurar Adérito Gomes até para tranquilizar os familiares dos idosos.

Também esta terça-feira, já foi efetuada uma desinfeção à cozinha do lar de idosos, com a confeção das refeições a ser assegurada por outros equipamentos que a SCMM dispõe na cidade, para depois as fazer chegar ao lar Nossa Senhora da Paz. “A partir desta quarta-feira, a cozinha já estará a funcionar com ajudantes de cozinha de outros lares e com funcionários de outros serviços para darem uma ajuda”, revela o Provedor. A partir de quinta-feira, a cozinha do lar passará a contar com a ajuda dos proprietários do Restaurante “Rei de Orelhão”, de Lamas de Orelhão (Mirandela), que se voluntariou para ajudar na confecção das refeições, já que foi obrigado a fechar, após ter sido decretado o estado de emergência pelo Presidente da República. O Provedor elogia este “ato de solidariedade e de enorme civismo”, sublinha. Este é o quarto caso de Covid-19 no concelho de Mirandela.

Têm circulado várias informações de dois casos que teriam testado positivo ao novo coronavírus em Talhas, no concelho de Macedo de Cavaleiros. Um casal emigrante que está em isolamento e ainda a realizar testes, não havendo portanto confirmação da veracidade dos factos. A confirmarem-se passam para 27 o número de infectados.