15 mil hectares destruídos pelo fogo

PUB.

Sex, 12/07/2013 - 21:45


Cerca de 15 mil hectares de mato, floresta e produções agrícolas foram destruídas no sul do distrito pelo incêndio que esteve activo durante quatro dias.

No terreno estão já equipas de técnicos a avaliar os prejuízos.

Esta manhã o secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural esteve em Torre de Moncorvo, onde reuniu com os autarcas dos concelhos de Alfândega da Fé, Freixo de Espada à Cinta, Mogadouro e Torre de Moncorvo, com os serviços florestais e de Agricultura, a Direcção Regional da Segurança Social e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.

Francisco Gomes da Silva garante que o levantamento dos prejuízos deverá estar concluído até ao próximo dia 19, para depois enquadrar as diferentes situações nas medidas de apoio que já existem para apoiar este tipo de calamidade.

A presidente da Câmara Municipal de Alfândega da Fé, Berta Nunes, esteve presente nesta reunião e considera fundamental a articulação dos meios de avaliação no terreno.

Este incêndio, que foi o maior este ano no País, deixou um rasto de destruição nos concelhos de Alfândega da Fé, Torre de Moncorvo, Mogadouro e Freixo de Espada à Cinta.

Escrito por Brigantia