GNR de Bragança recupera viaturas furtadas em Espanha com mais de cinco toneladas de cobre no interior

PUB.

Ter, 04/11/2025 - 10:20


Megaoperação da Guarda Nacional republicana permitiu recuperar os veículos e outro material furtado, nomeadamente cobre e motores elétricos.

A GNR de Bragança, recuperou três viaturas furtadas, nos concelhos de Vila Verde e de Vila Nova de Gaia.

Após um pedido de colaboração das autoridades espanholas, o Núcleo de Investigação Criminal de Bragança realizou diligências policiais para localizar os três carros que foram furtados em território espanhol nos dias 15 e 19 de outubro.

No seguimento da investigação transfronteiriça, a GNR apurou que as viaturas teriam entrado em Portugal, tendo sido realizadas diligências policiais que permitiram localizar e recuperar, dia 31 de outubro, duas viaturas na localidade de Vila de Prado, no concelho de Vila Verde e outra viatura, em Valadares, no concelho de Vila Nova de Gaia.

Dentro da viatura que terá sido furtada em Zamora foram encontrados mil quilos de cobre e mil quilos de motores elétricos. Nos dois veículos que terão sido furtados em Cáceres foram ainda encontrados 4 500 quilos de cobre.

Segundo a GNR, as viaturas foram entregues aos seus legítimos proprietários e os factos comunicados ao Tribunal Judicial de Bragança, tendo as autoridades espanholas sido devidamente informadas dos resultados desta operação.

Os três suspeitos dos furtos foram detidos pela Guardia Civil e encontram-se em prisão preventiva em Cáceres, Espanha.

A megaoperação contou ainda com o reforço dos Núcleos de Apoio Técnico (NAT) de Braga e do Porto.
Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Cindy Tomé