Família de Bragança deixa praticamente de trabalhar para acompanhar filha com leucemia e pede ajuda para fazer face aos gastos

PUB.

Sex, 16/05/2025 - 08:57


Luana, de 11 anos, foi diagnosticada com leucemia e a mãe deixou de trabalhar como habitualmente o fazia para acompanhar a criança

Luana tem apenas 11 anos e foi diagnosticada com leucemia. Desde que a notícia caiu no seio da família da criança, a vida destes brigantinos mudou completamente.

A mãe, Celina Monteiro tem um cabeleireiro na cidade, mas, neste momento, poucos dias da semana o abre, já que acompanha a filha aos tratamentos, no Porto. Tanto a mãe como o pai de Luana não estão a trabalhar como habitualmente e, por isso, as contas começam a ficar mais pesadas.

Neste momento, há uma angariação de fundos, a decorrer na internet, para ajudar a família, explica Celina Monteiro. “Infelizmente, as faturas continuam a vir. Nós precisamos de continuar a comer e a beber e eu só estou a conseguir trabalhar pouco mais de dois dias por semana. Tenho de a acompanhar porque ela precisa cada vez mais de mim e, por isso, não posso estar a trabalhar como habitualmente. Além disso, os gastos são cada vez maiores. Como é que vamos nos governar?”, questionou a mãe de Luana.

O diagnóstico de leucemia foi dado em março, depois de um mês e meio de idas ao hospital. Segundo referiu, começou a levar a filha ao hospital de Bragança no início de fevereiro porque “a menina estava exausta, sem apetite, pálida e sem forças para estar de pé”. Depois de “tantas idas” a médicos, sem chegar um diagnóstico, um dia, Luana foi levada às urgências do hospital, tendo-lhe sido feitas análises, que permitiram perceber a doença da criança.

Celina Monteiro diz que qualquer ajuda é preciosa e refere que há muita gente a contribuir para esta causa. “Qualquer coisa já é muito bom. Quando vi o que já conseguimos angariar… eu e o meu marido chorámos. Não estávamos à espera disto”.

Neste momento, a criança está internada no IPO do Porto. Para já, ainda não se sabe se precisará de um transplante de medula óssea.

As doações para ajudar a família da criança podem ser feitas na internet, na plataforma GoFundMe. Basta pesquisar por “vamos ajudar a princesa Luana”. https://www.gofundme.com/f/vamos-ajudar-a-princesa-luana

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves