Miranda do Douro recebe a partir de amanhã a Feira da Bola Doce

PUB.

Qua, 16/04/2025 - 08:25


Certame decorre até sábado e é uma homenagem ao doce mirandês típico da Páscoa

Começa amanhã a Feira da Bola Doce em Miranda do Douro. O certame decorre até sábado, com cerca de 90 expositores da região, mas também do resto do país. O centro das atenções é este doce mirandês, típico da Páscoa, feito com sete camadas de massa, recheadas com açúcar e canela. A presidente do município, Helena Barril, lembra a dimensão que a bola tem para as famílias mirandesas, que hoje em dia já é procurada ao longo de todo o ano. “A bola doce está associada à Páscoa. Eu lembro-me que nós vivíamos a nossa infância com aquele encanto das férias da Páscoa, com o ajudar a avó no forno e do dia em que se abria a bola doce, esperávamos por isso. O facto agora é que se deixou de esperar pela Páscoa para comer a bola doce”.

Música e animação também não vão faltar nesta edição do certame, que conta, a nível musical com DAMA e Nena. Haverá ainda a presentação do novo livro de Pedro Chagas Freitas.

Para a autarca, mais do que um gasto do município de várias dezenas de milhares de euros, a feira significa um investimento, devido ao retorno que tem para a economia de

Miranda do Douro. “Vai ter uma repercussão económica muito grande no concelho. Os hotéis têm a capacidade praticamente esgotada. Já vemos muita movimentação na cidade, em termos de turistas, há turistas espanhóis, portugueses, franceses e belgas”.

A Feira da Bola Doce e Produtos da Terra, em Miranda do Douro, acontece nos Jardins do Frades Trinos. O certame tem vindo a crescer de edição para edição e este ano conta com expositores de todo o país.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais