Ter, 15/04/2025 - 09:07
Quase 400 expositores vão marcar presença na Feira das Cantarinhas que está de regresso a Bragança, entre 2 e 4 de maio. São ainda esperados mais de 60 artesãos locais e de outras partes do país na Feira de Artesanato que começa logo a 30 de abril.
Este ano, haverá uma rua dedicada aos produtos gastronómicos da região. “Na rua pedonal da Alexandre Herculano vamos ter expositores de produtos endógenos, como o azeite, o mel e o vinho, também vão dar outro ar aquela rua e vamos ter lá um palco com animação”, adiantou a presidente da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Bragança, Maria João Rodrigues.
A Feira de Artesanato decorre na Praça Camões e a das Cantarinhas na Praça da Sé e ruas contiguas. Este ano com uma decoração especial, que envolveu as Instituições Particulares de Solidariedade Social e as escolas de Bragança. “Lançámos-lhes um repto para também os envolver. Cada uma fez uma cantarinha que vai ser colocada nos postes de iluminação”, explicou.
De 30 de abril a 4 de maio são esperadas milhares de pessoas em Bragança. De acordo com o vereador do município, Miguel Abrunhosa, os hotéis e alojamentos estão praticamente esgotados nestas datas.
Atualmente, no concelho de Bragança, a cantarinha é feita apenas por duas mulheres já com alguma idade. Corre-se assim o risco que esta tradição se perca. Para o vereador, o Instituto do Emprego e Formação Profissional devia apostar na preservação. “É um problema que é transversal a outros tipos de artesanato, não é só a cantarinha. Temos tentado sensibilizar os jovens, que é uma oportunidade de trabalho, mas nem sempre é fácil motivá-los para estas artes mais tradicionais e o Centro de Formação entendo que tenha de ter um papel ativo e colaborativo nesta missão de não deixar que estas tradições, que traduzem a identidade da nossa região e do nosso, acabem por ficar esquecidas”, apontou.
Animação musical também não vai faltar entre 30 de abril a 4 de maio, nos dois palcos instalados na Praça da Sé e na rua pedonal. Entre sexta-feira e domingo acontece ainda a segunda etapa do Campeonato de Portugal Trial 4x4 e a 11 de maio a conhecida Meia Maratona das Cantarinhas que conta com a participação de milhares de pessoas.
Escrito por Brigantia