Todo-o-terreno: Touças promete uma máquina competitiva para a nova temporada do Campeonato Nacional de Trial

PUB.

Qui, 03/04/2025 - 11:29


Novos percursos, com duas provas por fim de semana são as principais novidades da competição nacional de 4x4

A adrenalina todo-o-terreno regressa, no fim de semana, com o arranque do Campeonato Nacional de Trial. A competição inicia em Valongo, no distrito do Porto, e vai ter um novo formato. As verificações são já amanhã e o campeonato vai ter representação brigantina com a equipa Tábô Team 4x4, composta pelo piloto Flávio Gomes e pelo navegador Cristiano Fernandes, que partem com grande expetativa para a nova época.

Vai estrear-se uma nova equipa do distrito de Bragança na competição nacional. A Inferninho Team 323 de Torre de Moncorvo, composta pelo piloto João Teixeira e pelo navegador Fernando Lopes que partem para uma aventura na classe Extreme.

Novos percursos, com duas provas por fim de semana são as principais novidades do Campeonato Nacional de Trial. Flávio Gomes, mais conhecido como Touças, está entusiasmado para a nova época. “Gosto mais deste novo formato de duas provas por fim de semana, porque se algo correr mal na primeira ainda dá para recuperar na segunda. A meu ver é um formato muito melhor. Os percursos serão novos e terão mais quilómetros, o que acaba por ser entusiasmante e adesão por parte dos pilotos será muito boa. Espero começar bem e conseguir um bom resultado em Valongo”, destaca.

O objetivo de Touças para a nova época é ser campeão nacional. O jipe está agora pintado de azul e espera espalhar a magia na categoria de Super Proto. Para além de estar renovado por fora, o piloto diz que a máquina está pronta e mais competitiva para superar os obstáculos. “A nível pessoal, penso na vitória e a expectativa será tentar ser campeão. Tenho noção que não é fácil, não ando na pista sozinho, mas estou confiante. O investimento que temos feito no jipe é para andar nos lugares cimeiros. O ano passado tivemos alguns problemas mecânicos, que para esta temporada estão resolvidos e está uma máquina muito competitiva”, vinca.

No entanto, o piloto brigantino indica que está cada vez mais difícil conseguir apoios financeiros. “Quanto aos apoios, a vida está complicada. As empresas estão muito presas e não se querem soltar. Porém, nos tempos em que vivemos, acaba por ser normal”, lamenta.

O Campeonato Nacional de Trial arranca, no fim de semana, em Valongo e vai ser composto por cinco competições no total. A segunda etapa será em Bragança no início do mês de maio, do dia 2 ao dia 4. A terceira será em Tábua, de 30 de maio a 1 de junho. A quarta prova está marcada para Paredes, do 24 ao 26 de outubro, e o campeonato encerra em Mação, a competição decorrerá de 21 a 23 de novembro.

A equipa brigantina da Tábô Team 4x4 parte com a expetativa de se tornar campeã nacional.

Jornalista: 
Vitor Fernandes Pereira