Ter, 10/12/2024 - 12:13
A primeira eliminatória da Taça Distrital da Associação de Futebol de Bragança concluiu-se, no domingo, com o Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros e o Futebol Clube de Vinhais a carimbarem a passagem aos quartos-de-final.
No Campo da Cova, em Argozelo, o Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros venceu a segunda mão, por 2-3, e confirmou a vantagem de 2-0 que trazia do primeiro encontro.
O colombiano Edison Carmona (5’) inaugurou o marcador para a turma visitante e complicou as contas do Minas de Argozelo na eliminatória, que ao intervalo estava com uma desvantagem de três golos.
Na segunda parte, Jonathan Rocha (47’) fez o empate na partida e ainda deu esperanças à turma argozelense. No entanto, a resposta do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros foi imediata, com Mantorras (47’) a rematar cruzado para o fundo da rede. A formação macedense conseguiu ampliar a vantagem para 1-3, com o golo de Henrique Almeida (81’). O Minas de Argozelo ainda conseguiu encurtar para 2-3, com o golo de Costinha (84’), na conversão de um penálti. A eliminatória fechou-se com o resultado total de 5-2 a favor da equipa dos “Bravos Cavaleiros”.
Foi a primeira vitória de André Irulegui na equipa macedense e o treinador ficou contente pelo triunfo. “É um momento de felicidade, a vitória é um pouco o termómetro de tudo. Quando se ganha, está tudo certo, está tudo bem. A vantagem trazida para esta partida condicionou o adversário e correu bem, acabou por ser um jogo bem conseguido da nossa parte em que controlámos os momentos preponderantes do encontro”, frisou.
O treinador referiu ainda que o Macedo de Cavaleiros quer vencer a Taça Distrital. “O importante agora é conseguirmos vencer jogos, para o ambiente ajudar e para a equipa trabalhar com mais tranquilidade. Estando no Macedo o objectivo é sempre vencer e lutar por títulos e pretendemos lutar pela Taça Distrital”, vincou.
Carlitos Rodrigues, técnico do Minas de Argozelo, lamentou os erros cometidos na partida e as ausências de última da hora que o obrigaram a mexer na equipa. “Sabíamos que ia ser um jogo difícil, tendo em conta que tínhamos de inverter um resultado de 2-0. Acreditávamos que seria possível, sem dúvida alguma, porém voltámos a sofrer um golo logo no início do jogo e isso condicionou-nos muito. Infelizmente, à última da hora, quatro jogadores que têm viroses não puderam jogar, porque estavam extremamente debilitados, tivemos que colocar jogadores fora de posição. Mas não é por aí, eu digo sempre que não se pode arranjar desculpas nesse sentido. Sofremos golos de uma forma infantil, cometemos dois erros que deram os dois primeiros golos, no terceiro as nossas transições defensivas foram todas mal feitas. Temos de dar os parabéns ao Macedo, que realmente foi o mais competente”, referiu.
Na outra partida da primeira eliminatória, o Futebol Clube de Vinhais também se qualificou para os quartos-de-final da Taça Distrital. A equipa vinhaense, orientada por Marco Móbil, venceu em casa, por 3-1, o Grupo Desportivo de Moncorvo e deu sequência à vantagem de dois golos da primeira partida.
Em Vinhais, o Grupo Desportivo de Moncorvo marcou o primeiro golo da partida por intermédio de Marcelo Sanca (40’) e foi a vencer para o intervalo, o que ainda lhe permitiu sonhar com a recuperação. Porém, a partir do último quarto de hora de jogo, o Futebol Clube de Vinhais começou a encarrilhar. Diogo Souza (75’) empatou o jogo, Abbas (77’) operou a reviravolta e Ismael Lopes (90’+5) confirmou o triunfo. A turma da “Capital do Fumeiro” venceu a primeira eliminatória com o agregado de 5-1.
A primeira mão dos quartos-de-final está marcada para o dia 12 de Janeiro de 2025. As partidas serão as seguintes:
Macedo de Cavaleiros – Carção
Vinhais –Mirandela
Estudantes Africanos de Bragança –Cachão
Rebordelo – Mirandês 1968