Qui, 31/10/2024 - 09:25
A recolha de bio resíduos, como restos de comida, é agora feita de forma diferente em Bragança. A Resíduos do Nordeste, responsável pelo tratamento de lixo no concelho, colocou contentores em pontos específicos da cidade, de modo a incentivar a separação destes materiais. A população interessada pode ainda solicitar um balde para colocar os bio resíduos. Estes compostos vão dar depois origem a outros produtos, biogás para energia e um composto, explicou Paulo Praça, director-geral da empresa.
O projecto foi implementado há três meses. Além da cidade de Bragança, a Agência Portuguesa do Ambiente elegeu ainda a aldeia de Rossas. Já foram colocados cerca de 100 contentores e distribuídos baldes. O objectivo é recolher o máximo de bio resíduos por dia, mas também sensibilizar a população para a separação.“Nesta segunda-feira já recolhemos mil quilos, já é um número bastante interessante e é aqui uma mudança cultural. Nas IPSS, onde já fazíamos recolha selectiva de embalagens, foi acrescentar mais um serviço, mais um contentor. A restauração implica também uma adequação e nós percebemos isso, mas estamos certos que com o tempo os restaurantes também vão aderir a esta iniciativa, tal como os cidadãos. Há cidadãos que já estavam informados e que aderiram logo de forma entusiástica, outros ficaram à espera que o vizinho começasse, é natural”, vincou.
Para o presidente da Câmara de Bragança e vogal da Resíduos do Nordeste, Paulo Xavier, nos próximos meses, o projecto será alargado a todo o concelho. “Vamos, penso eu, até ao final da Páscoa, por Abril, Maio, começar a cobrir a cidade toda. Depois alargar ao concelho e eu, claramente, como também administrador de resíduos da Nordeste, gostaria de chegar com este grande projecto aos 13 municípios”, afirmou o autarca.
As pessoas que queiram aderir podem solicitar o balde contactando a Resíduos do Nordeste. Além da distribuição dos contentores, foi ainda adaptada a estação de transferência resíduos de Bragança e compradas duas viaturas. No total foram investidos cerca de dois milhões de euros. A Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes conseguiu ainda um financiamento de 310 mil euros para a recolha de bio resíduos na região.
A Resíduos do Nordeste faz a recolha e tratamento de lixo no distrito de Bragança e ainda no concelho de Foz Coa, no distrito da Guarda.
Escrito por Brigantia