Qui, 24/10/2024 - 12:03
A garantia é do Primeiro-Ministro. Luís Montenegro confirmou, ontem, na XXXV Cimeira Luso-Espanhola, que a ligação entra assim na lista de investimentos a coordenar com Espanha. “Há duas ligações que estão em estudo para poderem ser aprofundadas nos próximos anos, a ligação de Faro-Huelva-Sevilha e a ligação Porto-Bragança-Zamora. Estamos a trabalhar em consonância, os dois governos, para tentarmos conjugar os calendários de outra de uma e de outra ligação para se poderem executar no mais curto espaço de tempo”, disse.
Ao longo dos últimos anos, vários autarcas e associações da região reclamaram a necessidade de discussão desta ligação. Luís Almeida, presidente da Associação Vale d’Ouro, associação que apresentou um plano de ligação do Porto à linha de Alta Velocidade Madrid/Galiza, passando por Paços de Ferreira, Amarante, Vila Real, Alijó, Mirandela, Podence e Bragança, assinala que estas declarações são positivas. “Ficou provado na Cimeira Ibérica de que a ferrovia não é um tema tabu entre Portugal e Espanha. Durante alguns anos foi-nos dito várias vezes que este assunto não estava na agenda da Cimeira Ibérica, porque do lado espanhol não havia vontade em discutir ligações ferroviárias para lá daquelas que já vinham da cimeira de 2003, ficou provado que afinal não é bem assim, porque o Governo espanhol não mudou, o que mudou foi português e foi possível discutir novas ligações ferroviárias, nomeadamente esta que é muito importante para o Norte do país e para a zona de Castela e Leão”, vincou.
A Associação Vale d’Ouro aguarda agora a calendarização rigorosa dos próximos passos.
A proposta de uma ligação ferroviária entre o Porto e Madrid passando por Vila Real, Bragança e Zamora foi apresentada em 2021 pela Associação Vale d’Ouro, e provou a viabilidade técnica de um corredor, até então, considerado impossível.
Escrito por Brigantia
Foto: Embaixada de Portugal em Espanha