Condutores admitem usar telemóvel enquanto conduzem: GNR sensibiliza para os perigos

PUB.

Sex, 18/10/2024 - 12:43


A GNR de Bragança juntou-se, esta manhã, à Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária para alertar os condutores para os perigos de usar o telemóvel enquanto conduzem

Na auto-estrada, junto a Quintanilha, os condutores eram mandados parar e alertados para o perigo do uso do telemóvel na condução.

Há pessoas que embora reconheçam que podem por a sua vida e a dos outros em causa, usam o meio electrónico enquanto conduzem.

“Já tive acidentes por estar a usar o telemóvel. No meu carro antigo não dava, então pegava no telemóvel, com os novos carros e com as novas tecnologias de conseguirmos ligar sem mexer no telemóvel é muito mais fácil”, disse a condutora Daniela Baptista.

O uso do telemóvel enquanto se conduz aumenta quatro vezes o risco de acidente. O comandante do Destacamento Territorial de Bragança, Edgar Mazeda, reconhece que ainda é frequente esta prática. “Verifica-se uma prática e utilização do telemóvel no exercício da condução, que é muito frequente, e por isso tem como objectivo alertar as pessoas para os riscos que podem decorrer dessa utilização, não só em termos de sinistralidade, mas também de infracção rodoviária”, frisou.

As autoridades alertam ainda que conduzir a 50 km/h e olhar para o telemóvel durante três segundos é o mesmo que conduzir uma distância de 42 metros com os olhos vendados.

A campanha “Ao volante, o telemóvel pode esperar” começou no dia 15 e decorre até segunda-feira, em todo o país.

O uso do telemóvel durante a condução é uma infracção grave, levando a uma coima entre 250 a 1250 euros, com período de inibição de conduzir entre 1 a 12 meses e subtracção de 3 pontos da carta.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais