IPB colocou mais de 400 alunos na segunda fase de acesso ao ensino superior

PUB.

Seg, 16/09/2024 - 09:03


O Instituto Politécnico de Bragança colocou mais de 400 alunos na segunda fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior

Em comparação ao ano passado, houve uma diminuição de 16 alunos.

Os resultados foram conhecidos este domingo.

Segundo o presidente da instituição, Orlando Rodrigues, o IPB é das instituições que mais alunos coloca. “No conjunto das duas fazes são 1436 alunos que foram colocados através do concurso nacional de acesso ao ensino superior, o que continua a fazer do IPB uma das instituições que mais alunos coloca a nível nacional. Depois dos politécnicos dos grandes centros, o IPB é o que coloca mais alunos e nesta segunda fase foi a terceira instituição que colocou mais alunos a nível nacional”, frisou.

Na primeira fase de acesso ao ensino superior foram colocados no IPB mil estudantes. Destes 80% inscreveram-se no politécnico. “Um pouco acima dos 80% de taxas de matrículas. Os que colocamos nesta segunda fase ultrapassa muito os que não se matricularam, portanto, entre os que não se matricularam e os que colocamos nesta segunda fase diria que no total esperamos ter à volta de 1200 novos alunos matriculados através do concurso nacional de acesso”, adiantou.

O Politécnico de Bragança disponibilizou 1965 vagas para o concurso nacional de acesso ao ensino superior. Falta ainda uma terceira fase. Ainda assim, cerca de 500 vagas ficaram sem colocados. Orlando Rodrigues explicou que serão preenchidas através de outros concursos. “Temos uma grande procura nos outros concursos, em particular nos alunos internacionais, também para estudantes profissionais, temos muitos alunos em lista de espera nesse concurso, nos estudantes oriundos de CTeSP, mudanças de cursos, etc. Portanto, temos uma lista de espera significativa, que só podemos colocar agora após a segunda fase”, disse.

Neste novo ano lectivo, o Instituto Politécnico de Bragança espera ter inscritos 3500 alunos em Cursos Técnicos Superiores Profissionais, licenciaturas e mestrados.

Pela primeira vez, o IPB disponibiliza também três doutoramentos. Espera conseguir preencher as 45 vagas disponíveis.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais