Ter, 22/08/2023 - 17:21
A prova realizou-se no distrito de Santarém e reuniu cerca de 150 jovens ciclistas em representação de 22 equipas.
Martim Vara terminou no 82.º lugar mas a classificação não foi o mais importante. Para o jovem ciclista conta a experiência vivida numa prova muito difícil. “Sabia que seria uma prova difícil, com equipas portuguesas, espanholas e uma italiana. Eram três etapas, sendo que a última era a etapa rainha, de montanha. Foi uma experiência boa e que quero repetir”.
O brigantino teve de ultrapassar vários obstáculos para terminar a prova. O calor abrasador e as avarias complicaram a tarefa de Martim Vara. “Na primeira etapa terminei no pelotão. Na segunda, logo ao quilómetro cinco tive uma avaria na roda traseira o que fez com que trocasse de bicicleta. Perdi muito tempo e já não consegui lutar pela classificação. Na última etapa, ao quilómetro 38, tive uma avaria no desviador traseiro. Ainda assim, consegui chegar ao pelotão mas o esforço que fiz para recuperar o tempo perdido não me permitiu aguentar o grupo numa subida”.
Quanto a Eduardo Rodrigues ficou no 92.º lugar e também sentiu muitas dificuldades nas três etapas. Ainda assim, foi uma grande experiência para o ciclista brigantino. “Foram três dias difíceis mas incríveis. Foi uma experiência que me fez crescer. Nunca tinha andado num pelotão tão grande, eram 150 ciclistas, e tão competitivo. É verdade que não correu como queríamos, pois houve várias avarias e quedas, mas no final acabou por ser uma boa experiência”.
Eduardo Rodrigues destaca o grau de exigência da prova na qual espera voltar a participar em 2024. “Esta volta acabou por me surpreender, devido à velocidade com que foi corrida nas três etapas, com médias de 40, 42 e 34 km/h. Estávamos preparados para isso, para uma prova com um nível competitivo elevado. Para o ano espero melhorar e conseguir outro resultado”.
Para Martim Vara e Eduardo Rodrigues segue-se a participação no Grande Prémio Alves Barbosa, de 8 a 10 de Setembro, em Montemor-o-Velho.