PUB.

Feira da Agricultura de Trás-os-Montes está de regresso em Macedo de Cavaleiros

PUB.

Qua, 17/05/2023 - 07:51


A Feira da Agricultura de Trás-os-Montes está de regresso, depois de três anos sem acontecer devido à pandemia

Decorre em Macedo de Cavaleiros no próximo fim de semana. A seca é uma preocupação, que vai estar em destaque no seminário “Agricultura Sustentável e Segura”. Sobre esta matéria, embora a Albufeira do Azibo estivesse, no mês passado, com 94% da capacidade total, a falta de chuva é uma ameaça que não deve ser ignorada, refere o vice-presidente do município de Macedo de Cavaleiros, Rui Vilarinho. “A seca é um problema. Sendo esta uma região com sérios problemas, à semelhança do Algarve, efetivamente em Macedo de Cavaleiros ainda não temos falta de água para consumo mas, na questão agrícola, quando não chove, temos um défice de água tremendo. Temos de otimizar recursos e definir formas de não ter dispêndios de água desnecessários. É fundamental a formação dos agricultores e é nessa área que vamos incidir a nossa atenção e foco. Há produções que sentem mais que outras a falta de chuva. Em cada ano que passa a probabilidade de seca é sempre maior e, por isso, temos de arranjar estratégias conjuntas, por todos, para minimizar ou alterar a questão da produção, adaptarmo-nos à realidade. E é com a partilha de informação e saberes que podemos ajudar a minimizar este impacto”.
Na quinta edição da feira vão estar presentes 67 expositores ligados ao setor agrícola. “udo ligado à agricultura, desde produtores, agricultores e vendedores de máquinas agrícolas, toda a gente do nosso concelho ligada ao setor.

São 67 expositores, o que é um número considerável, oriundos das aldeias e da cidade.

Vamos ter também atividades ligadas aos tratores, muita diversão, acoplamos aqui os jogos tradicionais, que já vão na III edição, e teremos também os concelhios para apurar os campeões que vão depois disputar o nacional.

Temos seminários, concursos pecuários de pequenos ruminantes e animação musical”.

O investimento da autarquia no certame ronda os 45 mil euros, que de acordo com o vice-presidente, vai diretamente para os agricultores. “O dinheiro vai todo diretamente para os agricultores e para as pessoas ligadas à agricultura.

Até os prémios dos jogos tradicionais vão ser vouchers para poderem ser gastos em casas ligadas à agricultura.

Portanto, este dinheiro vai diretamente para a nossa população”.

O seminário “Agricultura Sustentável e Segura” acontece no domingo e vai reunir diversos agentes económicos do mundo rural. Em paralelo decorre ainda o já habitual Mercado dos Produtos da Terra, e no que toca à parte lúdica, destaque para a III edição dos Jogos Tradicionais Concelhios.

Escrito por Onda Livre (CIR)