Atletismo: Ginásio Clube de Bragança que chegar aos 1500 participantes na segunda Meia Maratona das Cantarinhas

PUB.

Sáb, 18/03/2023 - 13:29


1500 participantes é o número que o Ginásio Clube de Bragança pretende alcançar este ano na segunda meia Maratona das Cantarinhas que está marcada para o próximo dia 14 de Maio.

Em 2022, a prova reuniu cerca de 1300 atletas e Adélia Melgo, presidente do clube brigantino, acredita que nesta edição vai aumentar. “Gostaríamos de chegar, na realidade, aos 1500 participantes. Tudo vamos fazer para isso. Temos o trabalho de base feito para isso. Agora, vamos dedicar-nos aos clubes para os mobilizar para a nossa prova”.

A Meia Maratona das Cantarinhas conta com três percursos distintos, de 5, 10 e 21 quilómetros. A organização mantém a caminhada, a corrida para atletas em cadeira de rodas nos 10 quilómetros, que este ano tem classificação e prémios monetários, e as corridas jovens. O clube já está a promover a prova nas escolas. “Já estamos a agendar as visitas às escolas, com a nossa tradicional cantarinha, para depois fazer a recolha das inscrições, que ficam mais para o final de Abril. Contamos com mais de 200 miúdos nas corridas jovens, que é um número muito acima daquele que vemos a nível nacional”.

Este ano, a meia maratona é apadrinhada por Manuel Palmeiro e Ricardo Dias. Manuel Palmeiro é atleta do Ginásio Clube de Bragança e um dos mais medalhados. Para o atleta esta é uma responsabilidade acrescida. “Significa mais responsabilidade, pois represento um grande clube que é uma grande família”.

Quanto a Ricardo Dias destacou-se no Sporting CP, onde foi campeão nacional dos 10 000 metros em pista, e soma vários pódios nacionais e internacionais. Actualmente, representa o Clube de Atletismo Olímpico Vianense e será a terceira vez que participa numa prova em Bragança, mas é a primeira como padrinho. Para o atleta estão reunidas todas as condições para ser um grande evento. “É uma prova que em termos de prémios monetários está acima da média. Tem corridas para os mais jovens e tem tudo para ser um grande evento. Vou tentar trazer toda a minha equipa e lutar pela vitória”.  

Hernâni Dias, presidente do Município de Bragança, vê na prova um bom promotor turístico do concelho. “Desde logo pelo facto de haver muita gente que vem no dia anterior e pode aqui, em Bragança, pernoitar. Ao nível da hotelaria, restauração, da promoção da cultura, património e gastronomia, são áreas que acabam por estar envolvidas no evento numa perspectiva de dinamização económica e de promoção daquilo que temos de bom”.     

A Meia Maratona das Cantarinhas é organizada pelo Ginásio Clube de Bragança e Município de Bragança, no âmbito do Orçamento Participativo. A prova está agendada para o dia 14 de Maio, tem um valor total de 10 000 euros em prémios e foi apresentada ontem.

 

Jornalista: 
Susana Madureira