PCP de Macedo de Cavaleiros acusa câmara de estar a intimidar munícipes

PUB.

Ter, 14/03/2023 - 09:09


A Comissão Concelhia de Macedo de Cavaleiros do PCP está a acusar a câmara de praticar uma política de intimidação para com os munícipes

A concelhia diz que o município está a afirmar que quem não colocar os contadores da água no espaço público “sofrerá as consequências”. Fátima Bento, da concelhia, diz que os munícipes não têm que suportar esse encargo. “Sabemos que a lei nacional, aplicada à colocação dos contadores, recomenda que devem estar num local acessível. Mas isso não deve conduzir a câmara a optar por obrigar os proprietários a pagar a deslocalização do contador para a rua”.

O presidente da câmara, Benjamim Rodrigues, afirmou que há medidas, incluindo esta, que são essenciais para reduzir o desperdício, sendo que Macedo chegou a liderar a lista dos concelhos que mais água desperdiçam no país. “Nós somos dos municípios que mais desperdiçam água e desde há uns anos a esta parte temos vindo a recuperar desse desperdício através de várias medidas, uma delas é a utilização de contadores inteligentes, a instalação também de zonas de controlo, para fazer uma gestão mais próxima e mais cuidada desses desperdícios. O facto de querermos que os contadores estejam no exterior das casas é precisamente para permitir haver um maior controlo, porque onde existem mais desperdícios de água é para dentro dos muros das casas”.

O PCP diz que adicionalmente, segundo o próprio município, estão a ser colocados no terreno contadores inteligentes que acabam com a necessidade da sua contagem no local. Mas seria ainda mais necessário resolver as fugas. “Achamos também muito estranho que, em paralelo, têm vindo notícias a público de que o município está a fazer um grande investimento na colocação de contadores inteligentes, que não precisam de contagem. O pressuposto que a câmara usa para impor esta medida é não conseguir ler a contagem da casa das pessoas e de que haverá desvios de água. Mas o que eles têm que fazer é o investimento necessário e avançar com os contadores inteligentes”.

Já Benjamim Rodrigues diz que os contadores inteligentes vão trazer benefícios. “É um cuidado muito grande que estamos a ter para com os desperdícios e utilizadores. Há uns tempos houve uma fuga dentro de minha casa e não a consegui identificar e tive que pagar mil euros de água que não consumi. Isto vai beneficiar pessoas que, de outra forma, são obrigadas a pagar o que não consomem e assim podemos detectar rapidamente onde está a haver desperdício de agua”.

A concelhia afirma que, em Outubro do ano passado, o município disse que ao invés de criar respostas para eliminar as lixeiras ilegais nas zonas rurais, iria gastar o dinheiro dos contribuintes para adquirir drones que fiscalizariam eventuais infratores. Benjamim Rodrigues diz que já foram usados drones mas não foi para este efeito. Serviram para detectar zonas húmidas, que correspondiam a locais onde há perdas de água.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves