Ter, 29/05/2018 - 11:59
O Psi Well vai diagnosticar o bem-estar de 1500 famílias, validar um programa de intervenção social e psicopedagógico com 360 pais de famílias em risco, assim como informar e sensibilizar a comunidade para a inclusão social destas famílias com crianças e jovens em risco, conforme explica a coordenadora do projecto, Maria Augusta Branco: “o importante é ajudar estes pais de crianças com filhos com necessidades especiais. Educar um filho autista, ou com paralisia cerebral, a título de exemplo, pode ser muito penso para estes educadores” salientou a coordenadora do projecto.
É um desafio desenvolvido pelo Instituto Politécnico de Bragança desde 2006, em conjunto com um consórcio de seis instituições de ensino superior europeias da Roménia, de Espanha, Croácia, Lituânia e Turquia. Com sessenta beneficiários por cada um dos seis países, é importante perceber as necessidades destes pais e dar-lhes formação promovendo o encontro entre eles: “beneficiar 360 pais, 60 em cada país com o objectivo de um encontro entre educadores, em que partilhem as suas problemáticas e os seus sentimentos envergonhados de ter um problema complexo em casa”, adiantou Maria Augusta Branco.
A começar em Outubro a Dezembro, os pais de crianças com necessidades especiais vão receber formação. O plano vai terminar em Maio de 2019, com um congresso internacional em inteligência emocional, em Bragança.
Escrito por Brigantia