Já foi lida a sentença no mega processo de corrupção na emissão de cartas de condução

PUB.

Qua, 13/12/2017 - 17:41


A maioria dos arguidos no mega processo das cartas de condução foram hoje condenados.

A leitura da sentença decorreu esta tarde em Bragança.

Dos examinadores acusados dos centros de Bragança e Mirandela, 7 foram condenados por corrupção passiva a pena efectiva de cadeia que varia entre 5 anos e os 8 anos e 6 meses, a pena mais alta. Um destes examinadores foi ainda condenado à restituição de 3 milhões e 700 mil euros, que dizem respeito a um valor a favor do estado.

Houve ainda 6 angariadores condenados a pena efectiva, e os restantes a pena suspensa.

O colectivo de juízes condenou ainda 32 dos 59 candidatos a pena suspensa mediante o pagamento de importâncias variadas a instituições de solidariedade social. Acusados de corrupção activa, os condenados perdem ainda a carta de condução.

Foram ainda condenados 2 médicos por atestados falsos ao pagamento de multas uma de 7300 e outra de 5400

Das escolas nove escolas de condução envolvidas no processo 5 foram absolvidos e as outras 4 condenadas ao pagamento de multas até aos 10 mil euros.

O mega processo envolve 111 arguidos, entre os quais 30 instrutores, examinadores, funcionários e empresários ligados a escolas de condução no Norte do país. Os arguidos respondiam pelos crimes de corrupção activa pela prática de acto ilícito agravado, corrupção passiva agravada, falsificação de documento e detenção de arma proibida.

Esta rede de corrupção funcionava há vários anos com angariadores e intermediários. Era cobrado um valor aos candidatos pela carta de condução cabendo uma parte ao examinador e outra ao angariador.

O mega julgamento começou há mais de dois anos em Bragança.