Município de Bragança distribuiu 114 mil euros pelos clubes e associações desportivas do concelho

PUB.

Sex, 10/03/2017 - 17:50


A autarquia de Bragança distribuiu 114 mil euros por 14 colectividades desportivas do concelho. Os protocolos entre o município e as associações e clubes desportivos foram assinados ontem.

O Grupo Desportivo de Bragança leva a maior fatia do bolo financeiro, 63 150 euros. A dimensão e o historial do clube pesam na atribuição deste subsídio.”É o clube que tem o histórico que tem e a representatividade que tem. Mas há aqui associações que lhes é atribuído um valor significativo e que têm um papel importantíssimo, também, no panorama desportivo do concelho”, explica Hernâni Dias, presidente da Câmara Municipal.
Manuel Martins, presidente do GDB, considera muito importante este apoio financeiro apesar de não ser suficiente para todas as despesas do clube. “Se não fosse esta verba e mais algum que temos não conseguiríamos fazer os campeonatos que temos feito a nível da formação e dos seniores”.
Os Pioneiros de Bragança recebem uma verba de cerca de seis mil euros que, segundo o presidente, Ricardo Pires, serve pagar o aluguer do pavilhão para treinar e jogar. Ainda assim diz ser um apoio benvindo. “É importante já que dá uma ajuda nas despesas do clube. Não é a verba que gostaríamos de receber pois este apoio é gasto no aluguer dos espaços desportivos”.
Ricardo Pires reiterou a posição da direcção em relação ao futuro. Se os Pioneiros conquistarem o título distrital não vão assumir a subida devido aos poucos apoios financeiros.
Além do apoio financeiro, o Município de Bragança apoia, sempre que solicitado, os clubes em questões de logística, transporte ou cedência de espaços para a prática desportiva.
De referir que depois do GDB o Académico de Bragança é o clube que recebe a maior parte do valor total dos apoios, 18 mil euros.
Já a Associação Desportiva de Paredes foi contemplada pela primeira vez com um subsídio, cerca de 1100 euros para a equipa de futebol feminino que milita no Campeonato Nacional de Juniores.
114 mil euros é o montante que, este ano, a autarquia de Bragança dividiu por 14 associações e clubes desportivos.
Há ainda a possibilidade de outras associações se candidatarem a apoios pontuais para a organização de actividades.