Sex, 10/03/2017 - 01:28
A Taça Transmontana vai colocar frente a frente o campeão distrital de futebol e futsal, masculino e feminino, das duas associações.
Trata-se de um clara aposta “na promoção e desenvolvimento das modalidades, dos clubes e dos jogadores dos dois distritos” como frisou António José Marques, presidente da A.F. Vila Real.
A mesma opinião é partilhada por António Ramos, presidente da A.F.Bragança, que considera importante conseguir o apoio do poder político para “potenciar ainda mais o futebol e o futsal distrital”.
A ideia de organizar a Taça Transmontana partiu dos presidentes das duas associações, que tiveram que ultrapassar algumas dificuldades. “Como sabem em termos estatutários é uma prova extraordinária e tivemos que ter a anuência dos clubes para que pudéssemos avançar. Depois o formato e a delegação de responsabilidades às duas associações, esta época os jogos de futsal serão no distrito de Vila Real e o de futebol em Bragança. No próximo ano será ao contrário. E, depois o custeamento de uma ou outra situação”, explicou o líder da A.F.V.R.
Para António José Marques esta é “uma mostra da capacidade de trabalho das duas associações”, que têm reivindicado junto da Federação Portuguesa de Futebol a organização de várias provas.
O primeiro jogo da Taça Transmontana é já amanhã. Trata-se do confronto entre a equipa campeã do distrital de futsal feminino da A.F.B, o Santo Cristo, e a vencedora da A.F.Vila Real, o Real Clube de Penaguião. O jogo está marcado para as 17h00, em Murça.
As parcerias entre as duas associações não se vão resumir às questões competitivas, em agenda poderão estar formações a nível de treinadores, dirigentes ou árbitros.