Museu Martim Gonçalves de Macedo recorda figura histórica esquecida

PUB.

Seg, 14/12/2015 - 12:57


 Macedo de Cavaleiros tem um novo museu. Inaugurado este sábado, o espaço homenageia Martim Gonçalves de Macedo e os seus feitos na batalha de Aljubarrota, onde terá salvo a vida a D. João I. O museu, que resulta da reconversão de uma escola primária, tem peças originais da época medieval. De acordo com o presidente associação terras quentes, responsável pela exposição, Carlos Mendes, trata-se de “um espaço museológico único no país”. “É o primeiro museu sobre a batalha de Aljubarrota e das campanhas do Norte que se seguiram”, diz ainda o historiador, que entende que se trata de uma figura esquecida. Carlos Mendes explica que a continuidade do reino de Portugal na altura se deve ao cavaleiro de Macedo que dá nome ao museu.  

O pretende ao trono, D. Duarte Pio, marcou presença na inauguração e elogiou a unidade museológica, que acredita pode atrair “portugueses e mesmo estrangeiros interessados na história medieval”.
“Devia ser anunciado, nomeadamente no centro Interpretativo de Aljubarrota”, defende ainda.
Também o presidente do município de Macedo de Cavaleiros considera que com o Museu Martim Gonçalves de Macedo se criou um ponto de atração turístico para a cidade. O espaço já aguardava inauguração há algum tempo, e vai crescer no futuro, revelou Duarte Moreno.
O projecto de ampliação vai ser candidatado a fundos comunitários nos próximos anos. A primeira fase do museu pode agora ser visitada mediante marcação prévia. Escrito por Brigantia.