Associações de ciclismo de Bragança e Vila Real avançam para um inter-regional

PUB.

Seg, 07/12/2015 - 06:49


 A Associação de Ciclismo e Cicloturismo de Bragança (ACB) vai fazer uma parceria com a Associação de Vila Real na organização das provas da Taça Regional de XCC Juvenil e do Open Regional de BTT em 2016.  

A novidade foi avançada ontem, em Vinhais, por Nuno Santos, presidente da ACB, na cerimónia de entrega de prémios da última época desportiva. “Os encontros regionais de escolas vão ser oito e vamos ter um circuito competitivo com a Associação de Ciclismo de Vila Real. Vamos ter três provas no nosso circuito e outras três de Vila Real que vão pontuar para um inter-regional”.
No BTT, destaque ainda para a taça inter-associações entre as associações de ciclismo de Bragança e Vila Real. As provas “BTT Azibo” e “Conquista dos Mouros” são as que vão pontuar para o inter-regional. No futuro o objectivo é estabelecer a mesma parceria com Viseu.
Outra das novidades é a introdução da cronometragem electrónica nas provas, que vai trazer ainda mais rigor às provas.
Em relação ao Open de Estrada o campeonato vai manter-se, depois de ter estado em risco a sua continuidade face aos elevados custos com o policiamento. A agenda desta competição deverá ter oito a nove provas.
Segundo Nuno Santos os calendários para 2016 vão ser apresentados em breve.
A cerimónia de ontem serviu para distinguir os três primeiros classificados da Taça Regional de XCC Juvenis, Open Regional de XCM e Open de Estrada nas várias categorias.
Rafael Martins, vencedor do Open Regional de Maratonas em Elite/Sub-23, espera conseguir conciliar as provas no distrito de Bragança em 2016 com as restantes onde participa. Este ano o betetista teve alguns percalços mas conseguiu sagrar-se bicampeão regional. “Apesar de alguns percalços pelo meio, dei uma queda em Agosto noutra prova, saio satisfeito com a minha participação em terras brigantinas”.
Durante a entrega de prémios foi homenageado Ricardo Vilela, ciclista brigantino da Caja Rural, e o jovem Francisco Salgueiro, do Clube Ciclismo de Vila Flor, recebeu o prémio Manuel Paulo Barreira, que serve para destacar um atleta revelação.
Os praticantes de BTT e ciclismo no distrito de Bragança estão a aumentar, sendo que este ano a ACB registou 566 filiados.
No que diz respeito aos mais novos há já sete escolas de ciclismo no distrito e um total de 84 jovens com licenças desportivas.

Escrito por Brigantia