“Os melhores treinadores deviam estar na formação e não na equipa sénior"

PUB.

Qua, 06/03/2013 - 10:23


 O coordenador técnico das equipas de formação do Cachão, António Rocha, diz que a formação de atletas continua a ser o parente pobre do futebol, especialmente no distrito de Bragança.

Para António Rocha a formação de jogadores é um processo complexo que muitos técnicos não gostam de trabalhar. “Muitas vezes não querem ou não querem ter trabalho. Não é só querer ganhar uns euros, isto no futebol dá trabalho e chatices. Mas sem trabalho não se consegue nada”.O coordenador técnico considera que os melhores treinadores deviam trabalhar na área da formação, mas muitos optam pelas equipas de seniores por questões financeiras e de visibilidade. “Os melhores treinadores deviam estar na formação e não na equipa sénior, mas para estarem na formação não têm visibilidade e monetariamente não compensa. Quem quer estar na formação? Quase ninguém. É na formação que se inicia o ABC do futebol e não é qualquer pessoa que tem capacidade para treinar as equipas de formação”.António Rocha refere no Cachão as equipas treinam duas vezes por semana, um número insuficiente para potenciar as capacidades dos jovens jogadores. “Quem trabalha a formação a cem por cento? No Cachão todos os escalões treinam duas vezes por semana, o que é pouco. Todas as equipas deviam treinar, no mínimo, três vezes por semana”.

António Rocha desde sempre ligado à formação de atletas, já foi seleccionador distrital, actualmente é coordenador técnico das equipas de formação do Cachão.

Escrito por Brigantia