Qua, 27/01/2010 - 09:16
“Haverá uma exposição temática sobre os 30 anos da feira bem como o lançamento de um livro sobre o que foram estas três décadas” adianta presidente da Câmara de Vinhais realçando que “toda agente que vem á feira vender já vem ao abrigo do novo regime de licenciamento”
Américo Pereira salienta que “esta já não é a Feira do Fumeiro de Vinhais mas antes a Feira do Fumeiro em Vinhais porque há sete concelhos dos distritos de Vila Real e Bragança que aqui estão representados”.
Para além dos produtores do fumeiro o certame vai ainda contar com cerca de setenta artesãos e cinquenta expositores de produtos gourmet, instalados em espaços próprios.
Nos últimos anos têm vindo a aparecer cada vez mais feiras relacionadas com o fumeiro, mas este fenómeno não preocupa o autarca de Vinhais.
“Era um desafio interessante que as autarquias se reunissem e estabelecessem um calendário de Inverno para que a região pudesse ter motivos de atracção de Novembro a Março” sugere Américo Pereira “mas não temos essa capacidade e o que acaba por acontecer é que as feiras se sobrepõem”. Ainda assim esclarece que “estamos a conversar com autarcas da raia para que no próximo ano possamos articular estes acontecimentos”.
Durante os quatros dias de feira, vai ser possível ainda participar nas jornadas gastronómicas nas tasquinhas do recinto ou restaurantes, assistir a colóquios, concursos, uma luta de touros, diversa animação no recinto da feira, com destaque para os espectáculos musicais com o projecto Amália Hoje, na sexta-feira, dia 12 e com as Tayti, dia 13 Sábado.
Escrito por CIR