João Pais recebe título de 2009

PUB.

Sex, 08/01/2010 - 19:27


Os prémios do Desafio ELF / Mazda 2009 foram entregues no decorrer de um jantar que teve lugar no Solar dos Bitoques, em Mafra, para consagrar os campeões.

 

Realizado pelo segundo ano consecutivo, o Desafio ELF / Mazda 2009 consagrou o jovem visiense João Pais, de 25 anos, que teve a seu lado (alternadamente) os navegadores João Rato e José Janela, como justos vencedores de uma competição que animou, de forma soberba, a temporada de todo o terreno do ano que encerrou há escassos dias.

O piloto que assume querer em primeiro lugar “agradecer este título aos meus pais, foram eles que me proporcionaram ter chegado aqui. Aliás, o meu Pai, António Pais, também fez parte da equipa que participou nas 24 Horas TT Vila de Fronteira e, portanto, uma parte do título também é para ele e ainda para o Francisco Cabral que é a pessoa que me tem acompanhado ao longo da minha carreira. Queria também destacar o José Janela, que foi um dos meus navegadores durante o ano e ensinou muito do que é estar nas corridas, tem muitos títulos nacionais, este ano voltou a ser campeão nacional de ralis. Quero ainda agradecer ao João Rato, outro meu navegador, aquele que mais provas me acompanhou, fazemos uma grande dupla! Uma palavra ainda de grande carinho e agradecimento à Concessão que me apoiou (ASC) Auto Sueco Coimbra, e em particular ao Eng. José Laranjeira, que foi ao longo da época o nosso grande líder. Para 2010 espero continuar a poder dar aos meus conterrâneos a alegria de verem um viseense nas corridas, não sei se a ganhar, mas pelo menos a tentar”.

A temporada de 2009 do Desafio ELF / Mazda foi um dos grandes motivos de animação das diversas corridas de todo o terreno em que os seus pilotos participaram. Se os vencedores do ano anterior, a Equipa Mazda Açores TT Team, Bruno Oliveira / Bruno Fernandes, apoiados pelo concessionário RPF2, dominaram na fase inicial, vencendo as quatro primeiras provas, a regularidade do piloto apoiado pela Auto Sueco Coimbra (ASC), permitiu-lhe partir, para as 24 Horas TT Vila de Fronteira, a apenas um escasso ponto da liderança. A luta entre ambas as equipas na derradeira prova, teve momentos empolgantes, mas a balança acabou por pender, com muito mérito, para o jovem João Pais.

Para além de ser a única forma dinâmica e de baixo custo para participar em competições de todo o terreno, o Desafio ELF / Mazda tem ainda a particularidade de envolver as diversas concessões da marca japonesa nesta iniciativa, que viu ainda consagrada uma dinâmica regional. Se desde 2008 Bruno Oliveira se apresenta como promotor dos Açores nas competições de todo o terreno disputadas no continente, João Pais recebeu, em 2009, o apoio da edilidade de Viseu, que retribuiu com este importante título, agora conquistado.

De salientar que o Desafio ELF / Mazda 2009 terminou, de forma soberba, nas 24 Horas TT Vila de Fronteira onde, não só terminaram as sete Mazda inscritas nesta duríssima competição, como o 3º lugar do pódio alcançado pela equipa João Pais / João Rato / Tó Pais e Francisco Cabral, os permitiu consagrar também como vencedores entre as equipas nacionais, presentes neste grande evento internacional.

Uma palavra ainda para as duas equipas que terminaram a época empatadas no 3º lugar desta competição: Gomes & Leonardo – António Teixeira / Jorge Amaral e Xanauto – Paulo Pinto / Ricardo Cortiçadas, que mostraram ao longo da época uma consistência extraordinária, aliando rapidez a uma fiabilidade impressionanates.

Fórmula de sucesso

Para Jorge Natário, Director de Relações Publicas da marca japonesa “o ano de 2009 não poderia, de facto, ter terminado de melhor forma. As 24 Horas TT Vila de Fronteira permitiram que ficasse à vista de todos a importante realidade que é o Desafio ELF / Mazda. A nossa intenção desde o ínício foi efectivamente criar um modelo de competição de baixo custo e os nossos participantes sabem, por comparação, o quanto isso é uma verdade. Mas também não escondemos que temos algumas ambições desportivas. E em 2009 isso foi mais que notório. O duelo entre o Bruno Oliveira, vencedor em 2008 e o João Pais, que conquistou o título em 2009 foi animadíssimo e permitiu que as Mazda fossem um dos principais polos de atracção da grande competição que encerrou a temporada”. E o grande impulsionador deste projecto acrescenta que “a cereja em cima do bolo veio com o resultado final da corrida. Com sete equipas à partida e outras tantas à chegada, quatro equipas nos quinze primeiros classificados, três concorrentes no «top ten», um terceiro lugar absoluto da geral, primeira e segunda equipas portuguesas, primeiro lugar no agrupamento T1 e vitória entres as viaturas com motorização diesel, que mais eu poderia desejar para uma iniciativa que tem apenas dois anos”.

Parceiro fundamental deste projecto, através do apoio dado pelos lubrificantes ELF, Pedro Abecasis, destaca “o crescimento desta iniciativa e o modo sensato e dinâmico como ela se tem vindo a implementar dentro de uma modalidade que é muito querida dos portugueses. Continuaremos a apoiar este projecto e estamos, naturalmente, muito satisfeitos, com o sucesso alcançado”.

Em breve será divulgado o calendário do Desafio ELF / Mazda 2010 que, como já é do conhecimento público, terá a chancela da FPAK. Esta subida de mais um patamar neste projecto, irá permitir que, no final da temporada, o seu vencedor seja consagrado junto com os restantes campeões nacionais.

 

Classificação final do Desafio Elf/Mazda 2009:

João Pais (Auto Sueco Coimbra) – 59 pontos

2º Bruno Oliveira (RPF 2) – 45 Pontos

3º António Teixeira (Gomes&Leonardo) – 32 Pontos

3º Paulo Pinto (Xanauto) – 32 Pontos

5º Rui Lopes (Fino) – 16 Pontos

6º Nuno Barroco (Fino) – 10 Pontos

7º Pedro Costa (Xanauto) – 8 Pontos

8º Manuel Rosa (Xanauto) – 6 Ponto

9º Carlos Aires (Xanauto) – 5 Pontos