Sex, 08/01/2010 - 10:28
São seis, todas elas já validadas, e concorrem na categoria “Grandes Relevos”.
É o caso do Penedo Durão, da Fraga do Gato e do Muro da Abalona.
O vice-presidente da câmara de Freixo de Espada à Cinta diz que a concorrência é muita, mas manifesta-se satisfeito por um concelho tão pequeno ter conseguido tantas candidaturas.
“Freixo é um local privilegiado e, apesar de saber que vai ser difícil concorrer com algumas candidaturas muito fortes como o Douro Património Mundial ou as gravuras do Côa, queremos demonstrar que, à nossa dimensão, temos nível regional. Temos situações de grandes relevos, miradouros ou situações de grande relevo arquitectónico e ao nível de gravuras rupestres que é importante dar a conhecer. E também é um pouco uma forma de chamar à atenção para o facto de um concelho tão pequeno ter seis candidaturas aprovadas”, referiu.
Pedro Mora acrescenta que esta pode ser uma oportunidade para atrair mais turistas ao concelho.
“O importante é divulgar, apostar na divulgação. Cada vez mais vamos tendo melhores condições para receber quem nos visita e é importante estar englobados nesta candidatura e por isso o fizemos.”
O Parque Natural de Montesinho é outro candidato, mas aqui na categoria de “Áreas Protegidas”.
O autarca de Vinhais, Américo Pereira, vê a iniciativa como positiva mas não deixa de tecer críticas ao Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade.
“Parece-me bem e faço votos que tenha êxito e vá o mais longe que puder. Trata-se de uma zona que merece ser reconhecida”, começou por dizer o autarca de Vinhais. Por outro lado, “convém que outras entidades olhem para esta zona com outra visibilidade de forma a ser protegida na sua plenitude, pois não nos podemos esquecer que o modelo que agora existe, implementado pelo ICNB, não é o mais correcto para preservar uma zona natural. Se houver outros intervenientes pensamos que essa preservação ficará muito mais salvaguardada”, comentou Américo Pereira.
Na categoria de “Áreas Protegidas” estão ainda o Parque Natural do Douro Internacional e a Albufeira do Azibo.
Ambas as zonas integram candidaturas noutras categorias.
O PNDI está também inserido nos “Grandes Relevos” e o Azibo nas “Zonas Aquáticas Não Marinhas”.
A lista de candidatura vai agora ser analisada por um painel de especialistas que vai eleger 77 candidatos, 11 por categoria, e cuja revelação será feita a 7 de Fevereiro.
Um mês depois são anunciados os 21 locais finalistas, três por categoria, que serão depois submetidos a votação pública até 7 de Setembro, mês em que serão anunciadas as Sete Maravilhas Naturais de Portugal.
Escrito por Brigantia