Poucos cantores em dia de Reis

PUB.

Qua, 06/01/2010 - 10:15


Hoje é dia de Reis mas na região já se vai perdendo a tradição de cantar as Janeiras. Em França, uma aldeia à portas de Bragança, já não há quem vá de porta em porta a cantar os reis.  

“Não, não, aqui já não se canta nada. Já só estão uns velhotes por aqui”, diz Marcolino Jesus, que ainda recorda os tempos de juventude. “Quando era novo ia a mocidade toda, novos e velhos. Mas agora não. Íamos pelas casas e davam chouriças. Agora ninguém vai cantar por causa das chouriças”, lamenta.

Pelo mesmo diapasão afina Elza Pereira. “Quem cantava eram os novos mas agora não há ninguém. Mas cantava-se muito. Do dia de Ano Novo ao dia de Reis, era todas as noites”, garante, recordando que “na altura davam ovos, chouriças, rebuçados, alheiras... Temos pena mas a tradição perde-se”, diz.

Já Amândio Vieira recorda a altura em que “os mais velhos andavam de porta em porta com um violão, porque antigamente toda a gente sabia tocar um instrumento”.

Entre os mais novos também se vai deixando cair o hábito.

“Não, não, não gosto de cantar”, diz Tiago Fernandes. A mesma razão dá Alexandra Pires, que considera que é uma tradição “que se vai perdendo”, e que é “mais para os pequeninos”.

Também Nélson Correia já não costuma “sair a cantar”. “São outros tempos, as coisas mudaram, já não é a mesma coisa que era antes. Quando saía tinha dez anos só que depois deixei. Os meus amigos também já não quiseram sair para cantar as janeiras. Agora é outro ambiente, já não se sai à noite para andar de bairro em bairro, é outro estilo de vida”, garante.

Mas, um pouco por toda a região, ainda há resistentes.

Em Vale Salgueiro, uma aldeia de Mirandela, realiza-se a festa dos Reis. Hoje, na habital missa, vai ser consagrado o novo rei.

Em Vila Flor decorre o jantar dos Reis no próximo domingo, dia em que Vinhais acolhe o XI encontro de tocadores dos reis.

Escrito por Brigantia