Ter, 05/01/2010 - 10:07
Na freguesia rural de Rebordãos, melhorou-se o espaço da antiga escola primária e ao lado construiu-se uma sala para jardim-de-infância, acolhendo 27 alunos.
Estas obras custaram cerca de 107 mil euros, mas a requalificação de todo o parque escolar vai rondar os cinco milhões de euros.
O presidente da câmara de Bragança, Jorge Nunes, salienta que este investimento surge para melhorar as condições de ensino.
“Estamos a aumentar as salas de aula, intervindo em 34 salas, sendo 28 salas novas. Os centros escolares vão dar resposta a cerca de 500 alunos.”
Para o presidente da junta de freguesia, Adriano Rodrigues, este centro escolar é uma mais valia porque junta no mesmo espaço a escola primária e o jardim-de-infância.
“A pré-primária funcionava na Junta há 18 anos. Já não estava muito adequada aos tempos modernos”, esclarece, revelando que a ampliação foi decidida “juntamente com a câmara”. “Criámos aqui um refeitório, servido pelo centro de dia da aldeia.”
Esmeralda Certo, educadora de infância, neste centro, realça que há vantagens em estar mais perto da escola primária.
“Os meninos da escola de primeiro ciclo e jardim de infância, além de serem oriundos da mesma localização, têm irmãos. Mesmo a nível da socialização é bastante importante.”
O centro escolar de Quintanilha deve ser inaugurado ainda esta semana.
O da Sé e Santa Maria, na cidade, ficam para mais tarde, uma vez que estão a ser construídos de raiz e as obras estão atrasadas.
Escrito por Brigantia