Qui, 10/12/2009 - 11:54
Um estudo realizado recentemente apontou várias conclusões que levaram a esta decisão.
“Uma que é tratar melhor o lixo e os seus derivados e outra é que nas zonas históricas houvesse alguma cautela com a poluição. Uma das principais causas é o fumo dos automóveis, estando provado que se houver zonas de limitação de velocidade a quantidade de gases é muito menor, aumentando a qualidade de vida para as pessoas.”
O autarca de Mirandela acredita que a medida que visa reduzir para 30 km/h o limite nalgumas zonas da cidade será bem recebida pelos automobilistas.
“Acho que vai ser porque este projecto já está em fase de estudo há mais de três anos, financiado pelo Instituto de Mobilidade de Transportes terrestres e não só no Dia Europeu sem Carros fazemos estes testes e a cidade, comerciantes e automobilistas têm reagido bem, o que nos conforta e dá ânimo.”
O controlo da velocidade será feito com radares visíveis aos condutores, ligados a sensores que avisam os condutores.
O projecto custará cerca de um milhão e meio de euros e será financiado em 70 por cento pelo projecto comunitário Mirandela XXI.
Escrito por Brigantia