Ter, 17/11/2009 - 10:30
Manuel Rodrigues, presidente da Cooperativa, diz que o projecto já existe e que as obras vão começar em breve.
“Neste momento o trabalho está a ser feito num armazém meu mas temos já um projecto para a zona industrial. Estamos a candidatar-nos a um projecto e pensamos a curto prazo iniciar as obras.”
A Cooperativa Soutos os Cavaleiros surgiu em 2006, quando um grupo agricultores se juntou para escoar 82 toneladas de castanha… os objectivos da cooperativa são explicados por Manuel Rodrigues.
“Sâo vários objectivos. Um deles começa com a explicação das práticas de lavras os castanheiros, de os lavrar, de os podar. De seguida foi também a comercialização, em termos de calibragem, de valorizarem o produto dos agricultores.”
Uma das facilidades oferecidas pela cooperativa aos seus associados é a calibragem da castanha, que até aqui era feita individualmente. Paulo Silva, técnico da Câmara na Cooperativa Soutos os Cavaleiros, garante que esta mais valia traz novos clientes.
“Tinha um problema, tinha de a calibrar para ter um aspecto maior. Chega aqui, carrega, leva, e tem procurado a castanha longal há três anos, quando pouca gente procurava a castanha longal. É uma forma de divulgar as castanhas.”
Nos anos anteriores, a castanha, maioritariamente longal, esteve a ser comercializada a 1,50€… este ano, a de melhor calibre consegue ser vendida a 1,30€… um preço muito baixo segundo os produtores.
Escrito por CIR