Seg, 16/11/2009 - 13:02
Segundo a empresa engarrafadora, a fonte de onde provém a Água do Marão está a ser contaminada com os resíduos da construção deste túnel com mais de seis quilómetros de extensão.
A empresa entregou a providência no final da semana passada mas, para já, não quer falar sobre o assunto.
Esta medida levou o tribunal de Penafiel a decidir pela suspensão das obras.
A CIR contactou a Somague, uma das empresas do consórcio que está a construir a obra, que remeteu para mais tarde um comentário, uma vez que esta manhã está marcada uma reunião entre as duas empresas responsáveis pela construção da A4 entre Amarante e Vila Real.
Entretanto o assessor de imprensa da Somague referiu que os trabalhadores afectos à empresa não vão deixar de trabalhar, uma vez que serão encaminhados para outros pontos da via.
Uma informação confirmada pelo Sindicato dos trabalhadores da construção civil do Norte.
Albano Ribeiro diz ter conhecimento da providência cautelar por parte das Aguas do Marão e que levou à paragem das obras no Túnel mas tem garantias da empresa que os trabalhadores vão continuar a laborar noutros pontos do percurso.
“Os túneis estão parados mas a Somague está já a dar formação aos trabalhadores para passar para outras frentes de obra. Antes de arrancar as obras, a Águas do Marão deviam ter pensado e tomado as medidas adequadas para evitar essa situação que mexe com mais de mil trabalhadores.”
O sindicalista refere que a grande incógnita agora é saber o que vão fazer as empresas sub-contratadas.
“Os sub-empreiteiros naturalmente estão descontentes. Pelo que me disseram, não vai haver manifestação nenhuma. Se houver, é dos empreiteiros e não dos trabalhadores, que querem é trabalhar.”
Albano Ribeiro espera que esta providência cautelar não atrase a conclusão da A4, mas reconhece que vai depois obrigar a uma pressão acrescida.
“Naturalmente que depois vai haver uma grande pressão para que a obra seja concluída conforme projectada.”
Depois da ameaça do Tribunal de Contas agora a providência cautelar da empresa Aguas do Marão levou mesmo à paragem das obras do Túnel do Marão da futura A4.
Uma interrupção por tempo indeterminado.
Escrito por CIR