Enfermeiros antevêem mudanças nos cuidados de saúde

PUB.

Qua, 28/10/2009 - 10:28


O futuro do sistema de saúde passa pelos cuidados de saúde de proximidade. A afirmação é da bastonária da Ordem dos Enfermeiros, que ontem esteve no Instituto Piaget, em Macedo de Cavaleiros, numa das acções do périplo de uma semana no distrito de Bragança.  

Maria Augusta adiante mesmo que chega a ser colocado em causa o actual papel do Hospital.

“Cada vez mais o futuro do sistema português passará pelo reforço e reorganização dos cuidados de saúde de proximidade. Mas levanta de tal forma problemas, que já se está a questionar se os hospitais têm de continuar a manter aquilo que sempre fizeram.”

A bastonária da ordem dos enfermeiros diz mesmo que “cada português gostava de ter um hospital no jardim”, quando a solução passa pela melhor percepção das verdadeiras necessidades dos cidadãos.

Segundo a bastonária, depois deste sistema estar a funcionar em pleno, os serviços de saúde nunca mais serão os mesmos.

“Quando falamos em cuidados de saúde de proximidade falamos de cuidados continuados, de cuidados de saúde primários, da rede de emergência hospitalar. E isto vai alterar um sistema de saúde centrado numa concepção hospitalar.

Maria Augusta deixou em Macedo um desafio: porque não todos os cidadãos terem o direito aos cuidados de saúde em casa.”

Este périplo da bastonária da ordem dos enfermeiros começou ontem, pela manhã, com uma visita à Unidade Hospitalar de Mirandela, do Centro Hospitalar do Nordeste, passando por Macedo de Cavaleiros e terminando amanhã, em Bragança.

Escrito por CIR