Intercâmbio com Noruega para mostrar história e tradições da região

PUB.

Qua, 03/06/2009 - 08:19


Sete estudantes e sete professores alemães e noruegueses vieram a Portugal conhecer a nossa região. Chegaram anteontem, num intercâmbio ao abrigo do programa Europeu Sócrates-Comenius, que também já levou os alunos e professores portugueses a estes dois países.

As honras da casa foram feitas por Beraldino Pinto, presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, que cortou a fita da edição deste ano do Sócrates Comenius. Os alunos estrangeiros pretendem durante uma semana levar na bagagem de regresso, mais da história de Portugal e da região:

 

“Espero aprender mais sobre a história de Portugal e ver a cidade e os arredores”, diz uma aluna.

 

Com eles vieram ainda professores, que mais que o Sol esperam encontrar em Portugal semelhanças e diferenças no sistema de ensino…

 

“Bom tempo, boas pessoas, bom ambiente”, espera uma das professoras da Noruega, que encontra “semelhanças” entre a Noruega e Portugal.

 

Alunos e professores de Macedo também já estiveram nos dois países. Manuel Fragoso, que esteve uma semana na Noruega, recorda os bons momentos…

 

“É um país diferente mas é bom. A comida era boa. Não desgostei de nada”, diz o aluno.

 

Envolvida de corpo e alma no projecto está Elsa Escobar, a professora está ansiosa para que tudo corra bem nesta recepção…

 

“Já tivemos oportunidade de ir à Alemanha e à Noruega. Estava muito apreensiva mas os nossos alunos portaram-se muito bem e foram elogiados pelo seu inglês.”

 

No próximo ano, e caso haja financiamento, o intercâmbio deve estender-se também à Suiça… Alemães e Noruegueses, para além de assistirem às aulas com os seus colegas portugueses, visitaram o Museu Rural de Salselas e o Museu de Arte Sacra, em Macedo de Cavaleiros.

Hoje visitam o Castelo de Bragança, o Museu da Máscara Ibérica e o Parque Natural de Montesinho.

 Escrito por CIR