Ter, 02/06/2009 - 09:06
Para já, foram cerca de 50 alunos da escola secundária Miguel Torga, em Bragança, os primeiros a beneficiar desta iniciativa, que começou por abranger grávidas e idosos, mas que agora se estende aos mais novos.
Até ver, ninguém tem medo do dentista e todos prometem usar o cheque de 40 euros.
“Sim, vou usar”, confirma Fernando Nascimento. “Para tratar os dentes e pô-los melhor. Umas vezes é a minha mãe que me diz para ir, outras sou eu que peço”, revela. Já Carlos Eduardo diz que “claro que” vai usar o cheque, “na consulta de limpeza do aparelho”. E é por causa do aparelho que Tiago Rodrigues vai “duas vezes por mês” ao dentista. Já Ruben Monteiro tem de ser avisado pelo “dentista, que telefona na altura de ir à consulta”. “Mas há que tratar dos dentes”, conclui.
No distrito serão entregues três mil cheques, 500 só no concelho de Bragança. A directora executiva do Agrupamentos de Centros de Saúde do Nordeste, Berta Nunes, afirma que esta iniciativa vai permitir um tratamento de prevenção para além de uma terapia de emergência quando necessária.
“É nestas idades que aparecem os dentes definitivos. Este tratamento vai proteger, ao colocar um selante, ou tratar caso já existam cáries”, explica Berta Nunes. “O que se pretende é que no futuro a criança tenha uma boca saudável”, sublinha a mesma responsável, garantindo que “todos os jovens do distrito vão receber cheques dentista”.
Os 40 euros dos cheques vão permitir alguma folga no orçamento familiar.
“Nem sempre temos oportunidade e assim é uma ajuda”, confessa Maria Teresa Caseiro. Já Aurora Silva, com três filhos, considera que “fica um bocadinho caro” a visita ao dentista e, por isso, “é muita ajuda”. Para Maria de Lurdes também “é uma ajudinha bem boa”. “Ainda na semana passada levei o meu filho ao dentista, que me disse para voltar lá nas férias. Assim já aproveito”, conclui.
Esta segunda-feira foram entregues os primeiros 50 dos três mil cheques dentista prometidos para o distrito.
Escrito por Brigantia