Ter, 03/02/2009 - 08:22
No Lar de São Francisco vivem 56 crianças e jovens em risco.
Ali fazem o normal percurso escolar para que tenham uma perspectiva de futuro na altura de sair da instituição, já que só podem ali permanecer até aos 18 anos.
Agora é criada uma nova solução que vai permitir a quatro jovens, estudantes do ensino superior, viverem sozinhas num apartamento.
“Trata-se de uma nova valência que estamos a criar para apoiar as jovens que estão no lar de menores” explica o director do Centro Social e Paroquial do Santo Condestável acrescenta que “como é de menores só as podemos acolher até aos 18 anos e tínhamos problemas em integrá-las porque algumas estão a estudar no IPB”.
Assim, através do acordo com a câmara de Bragança, que cede o apartamento “vamos colocar essas jovens e ali vão começar a aprender a gerir a sua vida” afirma o Padre Calado Rodrigues.
Numa primeira fase serão beneficiadas quatro jovens, que corresponde “ao número de estudantes que temos no ensino superior e se vier a aumentar teremos de encontrar outras soluções que pode passar por outro apartamento” refere o director do centro social.
Esta resposta social de transição é garantida às jovens até ao final dos estudos.
A câmara de Bragança, que vai ceder a habitação, mostrou-se sensibilizada para apoiar este projecto. “O apartamento tem quatro quartos e nós percebemos a importância de criar condições de autonomia das jovens no sentido de uma inserção plena na vida activa” afirma o presidente.
Jorge Nunes, adianta ainda que a autarquia está disponível para encontrar outros espaços se o projecto resultar. “Faremos o que estiver ao nosso alcance para reforçar a oferta caso sejamos novamente solicitados”.
O apartamento cedido situa-se num bairro de habitação social da cidade de Bragança.
As jovens que vão entrar neste regime vão ser acompanhadas de uma monitora.
Escrito por Brigantia