Rebordelo vai ter lar de idosos

PUB.

Seg, 21/07/2008 - 08:15


   Este Domingo foi lançada a primeira pedra do Lar de Idosos de Rebordelo, concelho de Vinhais. Um equipamento que surge na sequência de outros que têm vindo a ser implementados na região e que visam um maior apoio à terceira idade.

  

Em Rebordelo, este lar vai ter capacidade para 30 idosos e está orçado em cerca de um milhão de euros. Para Américo Pereira, presidente da Câmara de Vinhais, este lar é necessário nesta zona do concelho. “Existia uma lacuna enorme em termos de distribuição de equipamentos sociais no concelho de Vinhais”, recorda o autarca referindo que “esta zona é a mais populosa e não tinha uma infra-estrutura desta natureza”. “Uma vez que Rebordelo confina com zonas limítrofes pode também servir outras populações e é uma zona sob o ponto de vista social algo problemática e que precisa de ser muito apoiada”, considera Américo Pereira.

 

A responsabilidade da obra vai ficar a cargo do Centro Social e Paroquial de Rebordelo. Para Paulo Pimparel, pároco desta localidade, a cerimónia de lançamento da primeira pedra do lar de idosos, é o culminar de um processo que já se arrastava há 13 anos e que vem ajudar colmatar alguns dos problemas dos idosos desta freguesia ou mesmo aldeias limítrofes. “Uma grande percentagem da população tem uma idade avançada, nesta freguesia cerca de 25 % da população tem mais de 65 anos de idade”, afirma Paulo Pimparel. “Julgo que este equipamento é necessário para ajudar estas pessoas para combater o isolamento e o abandono das pessoas mais velhas”, defende o pároco da localidade

 

Lançada a primeira pedra, espera-se que dentro em breve comecem as obras propriamente ditas desta nova infra-estrutura que vai ser construída em Rebordelo, Vinhais.