Cartão único já está disponível em Macedo de Cavaleiros

PUB.

Seg, 17/03/2008 - 08:13


Apesar de não ter chegado em Outubro do ano passado, tal como tinha sido prometido pelo Governo, o cartão único já é emitido em Macedo de Cavaleiros há cerca de um mês. A seguir aos Açores e ao distrito de Portalegre, foi a vez de Bragança ser contemplada com esta mais valia. No entanto, nem todos os macedenses interrogados conhecem este documento, muito menos que já é emitido no Registo Civil de Macedo.

O novo cartão possibilita integrar num só documento: bilhete de identidade, número de contribuinte, Segurança Social e número de utente. Ao longo deste ano, todos os distritos do país, depois de Portalegre e Bragança, também já devem estar contemplados com o cartão do cidadão. Na rua, em Macedo de Cavaleiros, encontrámos quem já tivesse o Cartão Único, mas que não encontrasse grandes mais valias. “Já o tenho, mas não é grande coisa, para os velhos é uma confusão grande, principalmente para quem não sabe ler, deve ser uma confusão muito grande para quem já não tiver grande memória, quando for preciso fazer assinaturas”, garante uma habitante de Macedo.Outros conhecem esta nova ideia do governo português, mas desconhecem quais os cartões que são agrupados num só e que tal já era possível no Registo Civil da conservatória de Macedo. “Já ouvi falar no cartão, mas pensava que só era possível em Bragança”, salienta um residente. Encontrámos também quem estivesse bastante baralhado, perdido na informação referente ao cartão. “Já ouvi falar algumas vezes no cartão, mas bem, bem a fundo ainda não conheço as vantagens do cartão”, admite um macedence questionado pela CIR, acerca do cartão do cidadão. A validade do cartão é de 5 anos, e custa 12€. Os pedidos urgentes são de 20€, e a partir do estrangeiro 50 euros. Não necessita sequer de levar fotografia, pois esta é tirada no momento.

Para além do Cartão Único do Cidadão, há pouco tempo, a conservatória de Macedo recebeu também o projecto “Casa Pronta”, do Ministério da Justiça, referente ao Programa “Simplex 2007”. Este novo serviço também já esta a funcionar na cidade de Bragança.

O procedimento visa evitar as burocracias típicas da compra de uma casa, realizando todas as operações relativas à transmissão do imóvel em apenas um balcão. O sistema mostra-se mais simples, mais económico e mais seguro que as modalidades anteriores. Comprar casa em Macedo pode ser agora mais fácil, com o programa “Casa Pronta”.