Visitas pastorais a Vales (Alfândega da Fé) em livro

PUB.

Qua, 08/09/2021 - 11:13


As visitas pastorais, durante os séculos XVIII e XIX, à localidade dos Vales, em Alfândega da Fé, feitas por visitadores que faziam a inspecção e organização da religião, são dadas a conhecer no livro “Santa Cruz dos Vales à luz das Visitas Pastorais”
A obra e investigação foram feitas por Lourdes Graça, natural de Sambade, licenciada em História. A pesquisa partiu de um manuscrito que encontrou numa visita à sua terra Natal. “O presidente da junta pediu-me para eu ver uns livros e foi nesse contexto que encontrei um manuscrito que faz parte do património da igreja dos Vales, mas que apareceu em Sambade, porque, na altura, a freguesia deixou de existir”.
No livro é possível ainda perceber quais eram os rituais que os visitadores faziam quando iam às aldeias a mando do bispo da diocese. “Os visitadores e o conjunto de pessoas que os acompanhavam faziam sempre as mesmas coisas: as visitas ao adro, que era um sítio de enterro, o sacrário e visitavam também a pia baptismal. A isto chamava a procissão dos defuntos”. 
A investigação foi feita ao longo de seis anos e decifrar o que está escrito no manuscrito terá sido o mais desafiante. “Foram seis anos. Cada visitador tinha um tipo de letra diferente. Para nos habituarmos ao tipo de letra era difícil”.
As visitas pastorais a conhecer decorreram entre 1780 e 1829. O livro “Santa Cruz dos Vales à luz das Visitas Pastorais” foi editado pela câmara de Alfândega da Fé e teve como ilustrador João Maravilhas.
Escrito por Brigantia
Jornalista: 
Ângela Pais