Vila Flor tem disponível centro de testes drive-in e testagem nas aldeias

PUB.

Sex, 14/01/2022 - 09:48


Tendo em conta a situação epidemiológica da covid-19 e à necessidade de testagem massiva, o município de Vila Flor decidiu criar um centro de testes covidrive na sede de concelho e também levar o serviço a todas as aldeias.

Instalado no parque municipal das feiras, funciona as segundas, quartas e sextas-feiras, entre as 18 e as 19h. As pessoas são testadas dentro do carro, explica o presidente da câmara, Pedro Lima.

O município está a levar ainda a testagem a todas as aldeias do concelho. Por dia é testada uma freguesia. Uma forma de tranquilizar a população e mitigar a propagação do vírus.

“Está disponível para veículos. as pessoas podem deslocar-se num carro parar e fazer o teste. Penso que isto é muito conveniente para alguém que precise de saber se está ou não infectado”, disse o autarca.

Apesar de Vila Flor ser dos concelhos do distrito menos afectado pela covid-19, o município quis que a população tivesse acesso à testagem, uma vez apenas uma farmácia aderiu ao protocolo de testes antigénio gratuitos.

“Achámos que seria necessário e que se justificava deslocarmos o serviço às localidades, na mesma perspectiva de disponibilizar um rastreio, para que as pessoas fiquem esclarecidas da sua situação e para evitar mais contágios nesta fase”; sublinha ainda.

Depois de testadas todas as localidades do concelho, será feito um balanço epidemiológico para perceber se faz sentido continuar com a realização dos testes à covid-19.

O Covidrive e a testagem nas aldeias começou esta quarta-feira. Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Ângela Pais