Unidade de Hospitalização Domiciliária da ULS Nordeste começa em Bragança com cinco camas

PUB.

Ter, 16/07/2019 - 10:50


Foi apresentada, ontem, a unidade de hospitalização domiciliária de Bragança. 

Uma alternativa ao internamento convencional, que começa com cinco camas, mas espera-se que o número seja alargado para oito, libertando camas hospitalares, refere Delfim Rodrigues, Coordenador do Programa Nacional de Implementação das Unidades de Hospitalização Domiciliária.

A libertação de camas hospitalares para “cirurgia, cuidados intensivos, doentes críticos, exames especiais e também para as grávidas”, são um dos motivos que levou a criar esta valência.

O apoio é dado 24 horas por dia, todos os dias da semana e a equipa médica estará com o doente cerca de 45 minutos. Esta valência permite salvaguardar as pessoas de problemas causados nos hospitais, como “as quedas, as infecções hospitalares e períodos de desorientação, que são muito frequentes, essencialmente na população idosa, e que acontecem por estarem internados num ambiente estranho”, explica Eugénia Parreira, directora clínica da ULS do Nordeste.

O presidente da câmara de Bragança, Hernâni Dias, relembra que este é um território envelhecido e, por isso, realça a importância da hospitalização domiciliária.

“No nosso território, como temos uma população muito envelhecida, esta equipa domiciliária, obviamente, é um bom serviço, que deve ser alargado, tendo em conta o número de pessoas que virão a necessitar deste tipo de ajuda”, acrescentou.

Esta valência está prevista para 25 hospitais do país, mas apenas está implementada, ainda, em 22 unidades hospitalares. Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Ângela Pais