ULS Nordeste assegura reforço de obstetras no hospital de Bragança, mas CIM diz que não resolve

PUB.

Ter, 25/01/2022 - 17:12


A Unidade Local de Saúde (ULS) Nordeste anunciou que reforçou o Serviço de Ginecologia e Obstetrícia, dando resposta aos constrangimentos na assistência de grávidas no distrito, por falta de profissionais.

Segundo a ULS, as esquipas médicas ficam assim “completas” e “garantem a prestação de cuidados de saúde numa óptica de proximidade à população”, em todas as valências desta especialidade, já que as equipas médicas de urgência incluem assim, em permanência, dois especialistas em Ginecologia e Obstetrícia 24 horas por dia, durante os 7 dias por semana. Os médicos asseguram a totalidade da actividade assistencial, incluindo na sala/Bloco de partos, garante ainda a entidade em comunicado.

O presidente da Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes, Jorge Fidalgo, esclarece que a solução passou pelo alargamento de horário de dois dos médicos que já asseguravam resposta assistencial aos fins-de-semana e diz que isso não resolve:

“A informação que temos é que os serviços ditos de tarefeiros que eram ao fim-de-semana vão ser alargados aos outros dias em que havia dificuldade na cobertura total de obstetras. Mas isso não resolve, só remedeia. O que a CIM acha é que, para lá dos três médicos que existem, têm de ser contratados os dois outros médicos para termos a garantia de que não há estas rupturas no serviço”, sublinhou.

Depois de reunir para discutir o problema da maternidade, a CIM Terras de Trás-os-Montes, pediu aos ministérios da saúde e finanças que desbloqueiem os contratos para preencher as vagas desta especialidade:

“O que fizemos foi oficiar o ministério da saúde e das finanças no sentido de desbloquear a assinatura dos contratos com os médicos obstetras que a ULS reclama há já alguns meses”, referiu.

Em comunicado, a ULS Nordeste assegurou ainda que será aberto, em breve, um concurso com vagas para médicos de várias especialidades, na expectativa de captar novos médicos para a instituição, entre os quais especialistas em Ginecologia e Obstetrícia. Escrito por Brigantia.